Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Ciência da Computação tem quatro defesas de mestrado esta semana

Projetos incluem temas como recuperação autônoma e framework programável

Amanhã (20), o Programa de Pós-Graduação em Computação promoverá duas defesas de mestrado. O primeiro projeto, encabeçado pelo aluno Sandro Marques de Carvalho, ocorrerá no auditório do Centro de Informática (CIn), às 10h. A dissertação, orientada pelo professor Fernando da Fonseca de Souza, tem como título “Um modelo para disponibilização de pesquisas computacionais e seus artefatos em contêineres de software em nuvem”. A banca examinadora contará com a presença, além do orientador da pesquisa, dos professores Rodrigo Lins Rodrigues (UFRPE) e José Gilson de Almeida Teixeira Filho (CCSA/UFPE).

A segunda pesquisa a ser defendida, feita pelo aluno Carlos Eduardo Serpa de Sousa, também ocorrerá no auditório do centro, mas às 14h. A dissertação “Recuperação Autônoma: Uma arquitetura de componente para recursos de sistemas de informação” foi orientada pelo docente Kiev Santos da Gama. A banca avaliadora da pesquisa será composta pelos professores Carlos André Guimarães Ferraz (CIn/UFPE) e Vanilson André de Arruda Burégio (UFRPE), além do orientado.

Já na quinta-feira (21), ocorrerão mais duas defesas de mestrado profissional. A primeira, “ETL4NoSQL: Um framework programável para extração, transformação e carga de banco de dados NoSQL” tem autoria da aluna Carine Calixto Aguena e será apresentada às 14h, no auditório do Centro de Informação (CIn). A dissertação, sob a orientação do professora Valéria Cesário Times, tem na banca avaliadora, além dela, os professores Ana Carolina Brandão Salgado (CIn/UFPE) e Carlos Eduardo Santos Pires (UFCG).

Já a outra defesa, desenvolvida pelo aluno Erlan Fonseca de Souza e sob a orientação do professor Kelvin Lopes Dias, acontecerá na sala E102, às 14h. O estudo possui como título a “Estratégia definida por software para o compartilhamento e controle dinâmico de taxa de transmissão em redes de campus”. O projeto será avaliado pelos professores Carlos André Guimarães Ferraz (CIn/UFPE) e Obionor de Oliveira Nóbrega (UFRPE), além do orientador do estudo. Confira aqui os resumos das pesquisas.

Mais informações
Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação
(81) 2126-8430 (ramal: 4026 / 4061 / 4003)
secpos@cin.ufpe.br

 

 

Data da última modificação: 19/12/2017, 16:38