Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Ciência da Computação tem defesa de dissertação na terça-feira (14)

Defesa começa às 9h30 no auditório do CIn

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação terá, na terça-feira (14), a defesa da dissertação de mestrado “Um Framework SDN para Distribuição de Streaming de Vídeo para Veículos Conectados”. A dissertação, desenvolvida por Alexsanderson Vieira Santos e orientada pelo professor Kelvin Lopes Dias, será defendida a partir das 9h no auditório do Centro de Informática.

A banca examinadora será composta por Atslands Rego da Rocha (Departamento de Engenharia de Teleinformática/UFC), José Augusto Suruagy Monteiro (CIn/UFPE) e pelo professor orientador. 

Resumo

Estima-se que até 2022 tenhamos cerca de 300 milhões de carros inteligentes e conectados, gerando mais de 400 PetaBytes de dados, através das chamadas Redes Veiculares (Vehicular Ad hoc Networks - Vanets). Algumas das aplicações que geram esses dados são as de conforto, informação e entretenimento que visam fornecer aos viajantes o suporte de informações e passatempos necessários para tornar a viagem mais agradável, um exemplo é vídeo streaming. Espera-se que essas aplicações, no âmbito das Vanets, criem novas oportunidades, aumentando o mercado da tecnologia e tornando-a mais rentável, com provedores tradicionais e as próprias montadoras fornecendo serviços agregados através da distribuição de conteúdos diversos aos veículos. Porém, existe o desafio de prover QoS e QoE para essas aplicações devido à mobilidade, constantes desconexões, topologias instáveis etc. Este trabalho propõe e desenvolve uma arquitetura hierárquica e escalável para Vanets utilizando o paradigma de redes definidas por software (Software-defined Networking - SDN) e estratégias baseadas no agrupamento de serviços fornecidos aos veículos por categoria de QoS, suporte à priorização de tráfego e handover baseado em informações contextuais. As avaliações realizadas foram feitas a partir de um simulador desenvolvido nesta dissertação denominado SDVNsim que é uma extensão do Omnet++ framework, e que implementa mensagens OpenFlow para comunicação de controle SDN. Como resultados obtidos temos menor overhead de sinalização na arquitetura proposta, menor tempo de reconexão dos veículos com as RSUs, o que diminui o tempo para recepção de parâmetros de gerenciamento SDN, e ganhos médios acima de 20% na QoE do vídeo transmitido utilizando a solução proposta. As análises e avaliações consideraram o emprego da proposta em um cenário com área de 2 km² do bairro de Boa Vista em Recife.

Data da última modificação: 10/05/2019, 17:01