Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Ciência da Computação da UFPE promove defesa de dissertação nesta quarta-feira (21)

Defesa ocorrerá no auditório do Centro de Informática

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove nesta quarta-feira (21), às 10h, a defesa da dissertação do discente Daniel Queiroz de Freitas. A pesquisa tem como tema “Sistema de Inteligência Tecnológica como Suporte à Descoberta de Oportunidades Empreendedoras para Tecnologias” e foi conduzida sob orientação da professora Veronica Teichrieb e coorientação do professor Cristiano Coelho Araújo.

A defesa de Daniel Queiroz ocorrerá no auditório do Centro de Informática. A banca examinadora contará com os professores Geber Lisboa Ramalho (UFPE/CIn), Andre Menezes Marques das Neves (UFPE/Departamento de Design) e Cristiano Coelho Araújo (UFPE /Cin).

Resumo

O uso de tecnologias como diferencial de mercado tem sido uma estratégia de inovação buscada por empresas nos mais diversos setores. No entanto, tanto a academia quanto o mercado encontram dificuldades na busca pelas oportunidades que existem na interseção entre as capacidades de uma tecnologia e as necessidades da sociedade. Esta pesquisa usa os conceitos e métodos da Inteligência Tecnológica (IT) e teorias de inovação para a criação de um método e um sistema computacional de suporte ao processo de descoberta de oportunidades empreendedoras para tecnologias. A pesquisa foi conduzida através da abordagem da Design Science Research, que guiou as etapas da metodologia aplicada. O método e o sistema de IT desenvolvidos foram avaliados através de um experimento em que duas oportunidades empreendedoras foram descobertas para a tecnologia “inteligência artificial” e especialistas na tecnologia avaliaram a qualidade dessas oportunidades em um questionário. Os resultados demonstraram que as oportunidades empreendedoras descobertas pelo sistema se adéquam aos requisitos da pesquisa e validam as teorias e métodos utilizados em sua construção, apontando caminhos de novas pesquisas de aprofundamento na área e para a possibilidade de uso na prática desse sistema na solução dos problemas abordados.

Data da última modificação: 19/08/2019, 14:19