Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Módulo Protocolo do Sipac entra em funcionamento no dia 14 de janeiro

Com o novo sistema, qualquer unidade pode criar um processo e enviá-lo ao destino e os documentos são assinados de maneira digital

A partir de quarta-feira (2) até o dia 14 de janeiro de 2019, entrará em operação o módulo Protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), que substituirá o Siga Processo na tramitação de processos da UFPE. Nesse período, ocorrerão os seguintes eventos: desativação do Siga Processo, migração do banco de dados de processo do Siga para o Sipac e liberação do Sipac como sistema oficial de tramitação de comunicação eletrônica (processos, documentos e memorandos).

A troca de sistema visa atender ao Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, no qual todos os atos processuais são registrados e disponibilizados em meio eletrônico, permitindo o acesso de qualquer lugar utilizando os principais navegadores da web.

Com o novo sistema, qualquer unidade pode criar um processo e enviá-lo ao destino e os documentos são assinados de maneira digital, reduzindo o custo e o uso de papel para este fim, que atualmente gira em torno de 600 mil folhas só para processos. O processo eletrônico auxilia, ainda, na segurança dos processos e possibilita maior agilidade na resposta das demandas.

Durante o período da migração, o Protocolo Geral (localizado na Reitoria) continuará a receber documentos para atuação de processos, que só será efetivada a partir do dia 14 de janeiro. Aqueles que não estejam cadastrados no Sipac devem acessar o site do Sipac/UFPE sipac.ufpe.br e realizar as operações descritas no manual de como fazer o primeiro acesso, disponível aqui. Em caso de dúvidas, o servidor pode entrar em contato com a Central de Serviços do NTI pelo telefone 2126-7777.

É necessário que os usuários estejam atentos à nomenclatura das unidades da UFPE, pois, durante o ano de 2018, a instituição passou por uma reestruturação geral de suas unidades administrativas. A transição entre os sistemas será acompanhada pelas equipes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (Progest).

Data da última modificação: 28/12/2018, 14:48