Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

UFPE lamenta falecimento do professor aposentado Nicodemos Teles de Pontes Filho

Até abril deste ano, ele era diretor do Centro de Ciências da Saúde e vice-reitor substituto da Universidade

Faleceu na madrugada de hoje (18) o professor aposentado da UFPE Nicodemos Teles de Pontes Filho, que exerceu, até abril deste ano, as funções de diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e de vice-reitor substituto da instituição. Como gesto de reconhecimento, o reitor Alfredo Gomes decretou luto oficial por três dias na Universidade e, na comunidade acadêmica, muitas foram as manifestações de lamento e gratidão pela relevância da atuação do professor Nicodemos na Universidade. O professor deixa cinco filhos e dois netos.

O Centro de Ciências Médicas – Faculdade de Medicina do Recife e a Coordenação do Curso de Medicina da UFPE compartilharam nota manifestando profundo pesar pelo falecimento do professor, “baluarte da Medicina pernambucana, entregou-se de corpo e alma à vida universitária desde os tempos de estudante”. 

Para o ex-reitor Anísio Brasileiro, Nicodemos “tinha qualidades essenciais a um homem público e gestor, como a competência, o espírito público, o bem querer à instituição e a lealdade”. Para a professora Vânia Pinheiro, com quem Nicodemos dividia a direção do CCS, “ele era uma pessoa do bem, gentil e atencioso com todos, sem distinção e foi um excelente colega e um grande amigo, exercendo liderança com parcimônia e lucidez”.

CARREIRA – O professor Nicodemos Teles de Pontes Filho possuía graduação em Biomedicina (Universidade Federal de Pernambuco, 1975), e Medicina (Universidade de Pernambuco-UPE, 1983), especialização em Patologia de Ultraestrutura (Universidade de Keio, Tóquio-Japão, 1984). 

Foi professor titular de Anatomia Patológica do Departamento de Patologia do CCS/UFPE (2007), assumiu a direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPE) por dois mandatos, participou da criação do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), tendo sido chefe do Setor de Patologia do Laboratório. 

Também foi vice-reitor substituto e membro da Câmara de Assuntos Estudantis, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia (mestrado), vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia (mestrado), diretor de Assuntos Estudantis da então Pró-Reitoria Comunitária e chefe do Departamento de Patologia. Foi paraninfo e professor homenageado de várias turmas do CCS e do Centro de Biociências (CB).

Data da última modificação: 18/06/2020, 17:31