Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

UFPE lamenta falecimento do professor aposentado Guilherme Silva da Cunha Lima

Ele atuou na Universidade de 1980 a 1997, tendo sido docente do antigo curso de Comunicação Visual

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em especial o Departamento de Design, lamenta o falecimento, ocorrido ontem (27), do professor aposentado e designer gráfico carioca Guilherme Silva da Cunha Lima, aos 77 anos. Ele atuou como docente do antigo curso de Comunicação Visual da UFPE, onde ele mesmo fizera sua graduação. O curso deu origem ao atual Departamento de Design do Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife, com seus cursos de graduação e pós-graduação.

Guilherme da Cunha Lima possuía doutorado em Design Gráfico pela University of Reading, na Inglaterra. Ele ingressou como professor na UFPE, em 1980, tendo se aposentado em 1997. Tinha experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, design editorial, tipografia, história do design brasileiro, memória gráfica brasileira. Publicou, entre outros, o clássico “O Gráfico Amador: as Origens da Moderna Tipografia Brasileira”.

Ele foi ainda um dos fundadores do curso de pós-graduação da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde atuou como docente e coordenador por alguns anos. Importante articulador do campo do Design no Brasil, Guilherme da Cunha Lima foi representante da Associação Brasileira de Desenho Industrial (ABDI). Além das atividades acadêmicas, manteve o escritório de Design Cunha Lima e Associados.

Fez parte da diretoria da Oficina Guaianases de Gravura, cujo acervo foi doado ao CAC. Trata-se de um rico conjunto de pedras litográficas tradicionais, que continua sendo pesquisado por estudantes e professores da UFPE.

Guilherme da Cunha Lima era casado com a também designer e professora Edna Cunha Lima e deixa dois filhos, Leonardo e Ricardo, este último também professor da UFPE no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e no Programa de Pós-Graduação em Design no CAC, Campus Recife.

A UFPE se solidariza com familiares e amigos do docente neste momento de dor.

Data da última modificação: 28/10/2022, 15:32