Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

UFPE lamenta falecimento do médico e professor aposentado Mauro Barbosa de Arruda

O médico foi pioneiro na cirurgia torácica no Estado de Pernambuco

Com informações do Cremepe

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamenta o falecimento, ocorrido ontem (21), do médico e professor aposentado Mauro Barbosa de Arruda, que tinha 89 anos de idade. Ele foi docente do Departamento de Cirurgia do então Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade, no Campus Recife. O médico foi pioneiro na cirurgia torácica no Estado de Pernambuco.

Mauro Barbosa de Arruda formou-se médico pela UFPE. Na mesma instituição, ingressou como docente, em 1961, tendo se aposentado em 1990. Foi professor da disciplina de Cirurgia Torácica e também lecionou na pós-graduação.

Ele foi o primeiro a realizar uma cirurgia com circulação extracorpórea no Norte e Nordeste, em 1960, no Hospital Dom Pedro II. O médico também atuou em importantes unidades de saúde do estado, como o Hospital Otávio de Freitas. Foi um dos responsáveis pela implantação da cirurgia cardíaca, em 1971, no Real Hospital Português, onde trabalhou por 50 anos.

Foi presidente na regional pernambucana da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-PE), de 1973 a 1974. O professor Mauro Barbosa de Arruda deixa esposa, três filhos médicos e uma neta também médica.

Data da última modificação: 22/07/2020, 16:51