Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Janeiro Branco traz alertas sobre cuidados com a saúde mental

Equipe do Projeto de Extensão Saúde Mental e Educação: tecendo cuidados e saberes na Univer(cidade) destaca importância de buscar ajuda qualificada

A equipe do Projeto de Extensão Saúde Mental e Educação: tecendo cuidados e saberes na Univer(cidade), do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass)/Diretoria de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), dá destaque à campanha Janeiro Branco, que realça a importância do cuidado consigo e a atenção às escolhas mais prudentes e equilibradas.

O início de um novo ano requer cuidado e reflexão ao traçarmos metas e planos. É importante estar atento para que aquilo que está sendo traçado não seja pensado a partir do incentivo a uma produtividade desenfreada e distante da realidade de cada um.

A psicóloga e mestranda em Psicologia pela UFPE Fabíola Cavalcanti, que integra o projeto de extensão, alerta que “para além do indivíduo de multitarefas, é vital olhar para si em diálogo com o coletivo, percebendo como essas duas esferas estão conectadas. Entender como os aspectos sociais nos afetam, assim como o recorte de raça, gênero e classe vai atravessar as possibilidades de autocuidado ou de adoecimento mental”.

Fabíola Cavalcanti diz que, diante disso, é importante questionar as idealizações das mais diversas naturezas, compreendendo que para além de fórmulas prontas e metas incoerentes, cada um tem limites que devem ser respeitados. Para isto, é de extrema importância compor formas criativas de lidar com as diversas situações. Esse é um movimento de cuidado consigo mesmo que também ajuda a promover saúde mental nos ambientes de convivência.

Algumas vezes, o ritmo descompassado pode gerar sofrimento, angústias ou sintomas de diversas ordens. Caso identifique em si próprio ou perceba alguém próximo passando por essa dificuldade, é essencial buscar ajuda qualificada. 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dispõe de serviços especializados no cuidado com a saúde mental, dentre estes:

Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass)
Rodovia Governador Mário Covas, 2.879 - Iputinga, Recife - PE
(81) 2126.3944/(81) 2126.7577

saudementalnass@gmail.com

Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase)
R. Acdo. Hélio Ramos, s/nº - Várzea, Recife – PE
(81) 2126.8439

acolhimentosaude.nase@ufpe.br

Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
R. Acdo. Hélio Ramos, 600 - Várzea, Recife – PE
(81) 2126.8731/(81) 2126.8731

spa.psi@ufpe.br

Data da última modificação: 19/04/2023, 16:16