UFPE tem representação na Diretoria e no Conselho Fiscal da Anptur no biênio 2020-2022

Os professores Sérgio Leal e Viviane Salazar, coordenador e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur) da UFPE, foram eleitos para os cargos de diretor científico e suplente do Conselho Fiscal, respectivamente, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur) para o mandato 2020-2022. A eleição foi realizada na última segunda-feira (28), via internet, durante Assembleia Geral Ordinária da Anptur. A cerimônia de posse acontece em dezembro, também on-line.

“A presença de dois docentes da UFPE na gestão da Anptur demonstra o destaque que o PPHTur conseguiu alcançar entre os seus pares em um curto período de tempo, tendo em vista que o programa [da UFPE] teve início apenas em 2017.2. Vale ressaltar que a Diretoria, incluindo o seu Conselho Fiscal, é composta por 13 pessoas, e apenas três instituições têm mais de um representante na chapa eleita”, destacou o professor Sérgio Leal.

Ainda de acordo com Leal, a presença do PPHTur-UFPE no cenário nacional é extremamente importante para a sua visibilidade e consequente consolidação. “Fazendo parte da gestão da Anptur, coordenador e vice-coordenadora poderão contribuir ativamente para os debates acerca da pós-graduação em Turismo no país. Os interesses da subárea Turismo na área da Capes (Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo) são defendidos pela Anptur, e os docentes do PPHTur poderão contribuir mais diretamente nesta questão, entre outras”, explicou.

Como diretor científico, o docente buscará fortalecer a pesquisa em Turismo no país por meio do apoio a ações de consolidação dos periódicos nacionais, em especial a Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, que é o periódico da Anptur; do estímulo a parcerias institucionais entre os diferentes programas nacionais de Turismo e áreas afins; do estímulo à internacionalização dos programas filiados à Anptur; e do enfoque na melhoria da qualidade das atividades acadêmicas do Seminário da Anptur.

O professor Sérgio Leal já representava o PPHTur-UFPE na gestão anterior, ocupando o cargo de diretor acadêmico. Já a professora Viviane Salazar participa pela primeira vez da gestão da Anptur. A lista completa dos novos diretores e conselheiros fiscais (com seus suplentes) da Anptur pode ser conferida no site da associação.

A posse acontecerá durante o XVII Seminário da Anptur, que será realizado, de forma remota, no período de 2 a 4 de dezembro. O evento deste ano seria sediado pela UFPE, mas, devido à pandemia do novo coronavírus, o seminário precisou ser alterado para o formato remoto. A UFPE sediará o evento em 2021.

ANPTUR – A Anptur reúne as instituições brasileiras que mantêm programas de mestrado e/ou doutorado em Turismo, Hotelaria, Lazer ou áreas afins, representando os seus interesses junto aos órgãos reguladores da pós-graduação no país. A associação foi fundada, em 8 de novembro de 2002, em um encontro realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC). Sua sede funcionou, até 2005, na Univali, sendo transferida a seguir para a cidade de Caxias do Sul (RS), na Universidade de Caxias do Sul. Atualmente funciona na cidade de São Paulo (SP).

Professor Sérgio Leal

sergio.rleal@ufpe.br