Notícias Notícias

Voltar

UFPE tem quatro representantes na segunda edição do Programa de Intercâmbio Acadêmico do STF

Representam a UFPE três graduandas e Eduarda Peixoto da Cunha França (doutoranda em Direito)

Com informações da assessoria do STF
 
Quatro estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participam da segunda edição do Programa de Intercâmbio Acadêmico “Por Dentro do Supremo”, do Supremo Tribunal Federal (STF), iniciado na última terça-feira (10) e que segue até amanhã (13), em formato virtual. O programa visa a aproximar estudantes e pesquisadores da história e do funcionamento do tribunal, proporcionar experiência teórica e prática acerca dos processos de trabalho desenvolvidos na Corte e incentivar a pesquisa e a produção acadêmicas.
 
Representam a UFPE as estudantes Ana Laura Machado Rodrigues (graduanda em Direito), Eduarda Peixoto da Cunha França (doutoranda em Direito), Júlia Chaves de Gusmão (graduanda em Direito) e Letícia Gomes Medeiros (graduanda em Direito). Durante o intercâmbio, elas e os demais intercambistas assistem a aulas magnas com convidados renomados, acompanham sessões de julgamento e frequentam aulas e oficinas temáticas com especialistas, servidores e assessores da Corte.
 
Ao todo, foram oferecidas 35 vagas para intercambistas de diversos cursos da área das Humanidades, sendo 25 para graduandos e dez para pós-graduandos de cursos stricto sensu (mestrado e doutorado). Das 25 vagas disponíveis para graduação, cinco vagas eram destinadas a cada região do Brasil (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). E das dez vagas da pós-graduação, duas vagas eram destinadas a cada uma das regiões do país. O programa recebeu 160 inscrições.
 
No processo seletivo dos intercambistas, além da excelência acadêmica exigida, foram considerados critérios de pluralidade regional, diversidade de gênero e étnico-racial. A lista completa dos selecionados pode ser conferida no site do STF. 
 
EDIÇÃO 2021 – A primeira edição do “Por Dentro do Supremo” foi realizada em março de 2021. O programa é uma iniciativa do STF, por meio de sua Secretaria Geral e de sua Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE).
Data da última modificação: 12/05/2022, 15:42