UFPE tem 11 cursos com conceito máximo no Enade 2019

A Universidade Federal de Pernambuco tem 11 cursos de graduação com conceito 5 (máximo) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Esse número representa 44% do total de 25 cursos da UFPE avaliados nesta edição do exame. O resultado foi divulgado ontem (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação (MEC).

Dos 11 cursos com conceito 5, oito são do Campus Recife: Engenharia Civil, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Engenharia de Produção. Do Campus Caruaru, são dois cursos: Engenharia Civil e Medicina. E do Campus Vitória, um curso: Nutrição.

Treze graduações ficaram com conceito 4. Do Campus Recife, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Educação Física, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Biomedicina, Medicina, Odontologia e Engenharia da Computação. Do Campus Caruaru, o curso de Engenharia de Produção. E do Campus Vitória, os cursos são Enfermagem e Educação Física.

Apenas um curso teve conceito 3: Engenharia Elétrica, do Campus Recife.

Os 25 cursos contaram com um total de 2.018 estudantes inscritos. Desses, 1.921 estiveram presentes ao Enade 2019, o que corresponde a 95,2% dos alunos.

O reitor Alfredo Gomes destacou o empenho e o trabalho conjunto de docentes, técnicos administrativos, gestores e estudantes para o bom desempenho da UFPE. “Isso é fundamental para o bom funcionamento dos cursos e das condições em que eles estão operando”, explicou. “Fica o nosso reconhecimento em relação a esse trabalho belíssimo. E que a Universidade continue assim. A universidade pública, financiada por recursos públicos, precisa, portanto, demonstrar bons resultados em relação a esse processo de avaliação, que coloca as universidade públicas, de maneira geral, numa posição diferenciada no quadro da educação superior brasileira”, afirmou.

A pró-reitora de Graduação Magna do Carmo Silva também celebrou o resultado positivo da UFPE. “A Prograd [Pró-Reitoria de Graduação], em articulação com todos os centros acadêmicos e cursos de graduação, vem desenvolvendo um trabalho de qualificação dos processos didáticos e pedagógicos com ênfase na relação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. Assim, o Enade apenas reflete o processo de ressignificação das práticas discentes e docentes e faz parte de uma dimensão maior de autoavaliação da instituição. Estamos todos de parabéns!”, comemorou.

EXAME – O Enade é um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados às realidades brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Data da última modificação: 23/10/2020, 14:56