UFPE republica edital de matrícula relativo ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 com novo cronograma

Ministério da Educação prorrogou as inscrições até quarta-feira (14), exclusivamente por meio do site do Sisu

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) atualizou o edital de matrícula com as informações relativas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 depois de o Ministério da Educação prorrogar as inscrições até quarta-feira (14). Para se inscrever no processo seletivo do programa, por meio do site do Sisu, o candidato deve ter feito o Enem 2020 e sua nota de redação tem que ser maior que zero, pois é a partir da nota obtida no exame que o candidato consegue participar do processo e disputar uma vaga. Confira o edital no site Sisu UFPE 2021 e assista ao vídeo com orientações para uma realização segura de sua matrícula no Sisu UFPE 2021. O resultado será divulgado na sexta-feira (16).

A UFPE está ofertando 6.972 vagas em 104 cursos por meio do Sisu, sendo 3.480 vagas para ampla concorrência e 3.492 vagas destinadas para a Lei de Cotas, distribuídas nos campi Recife (5.522), Caruaru (1.020) e Vitória de Santo Antão (430). Os cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música – Licenciatura, Dança – Licenciatura e Letras Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Licenciatura não participam deste processo seletivo, pois são ser regidos por resolução específica.

Excepcionalmente no ano de 2021, a matrícula (entrega de documentos) será feita de forma remota, utilizando ferramentas e plataformas eletrônicas, reformulando os procedimentos remotos de atuação das Comissões de Heteroidentificação (para candidatos autodeclarados pretos ou pardos) e das Comissões de Verificação PCD (para candidatos autodeclarados pessoa com deficiência). A entrega dos documentos exigidos para a pré-matrícula deve obedecer a distribuição indicada nos cronogramas do edital, de acordo com o curso, nos dias 20, 21 e 22 de abril.

A lista dos matriculados distribuídos por entrada será divulgada no site Sisu UFPE 2021. O início das aulas do primeiro semestre está previsto para 20 de setembro de 2021 e o início das aulas do segundo semestre, para 31 de janeiro de 2022, devido às alterações no calendário acadêmico causadas pela pandemia da Covid-19. Alunos classificados na segunda entrada poderão ser remanejados para a primeira entrada até o início da quarta semana de aula do primeiro semestre letivo.

MODALIDADES – A UFPE conta com quatro modalidades de concorrência: ampla concorrência; vagas reservadas pela Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas); vagas reservadas pela Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016 (reserva de vagas para pessoas com deficiência); e argumento de Inclusão Regional. Esse último é exclusivo para o curso de Medicina do Campus Recife e para os cursos ofertados pelos campi das cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão.

É muito importante que os candidatos leiam o edital, que está disponível no site Sisu UFPE 2021. O site também reúne informações aos candidatos cotistas, detalha os documentos exigidos para a matrícula para cada uma das quatro modalidades de concorrência e traz outras normativas importantes, como a resolução que estabelece os pesos e notas mínimas para o processo seletivo e a que fixa o quantitativo de vagas a serem oferecidas aos candidatos selecionados pelo Sisu.

Data da última modificação: 13/04/2021, 17:38