UFPE realiza a posse de 18 novos docentes

Evento ocorreu no Auditório João Alfredo, localizado no prédio da Reitoria da Universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou a posse, na manhã de ontem (19), de novos servidores. Ao todo, 18 docentes participaram da cerimônia realizada no Auditório João Alfredo, localizado no prédio da Reitoria da Universidade, conforme os protocolos de segurança para evitar a transmissão da Covid-19. Dois dos novos docentes irão atuar no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), enquanto os demais estão lotados no Campus Recife da UFPE, em departamentos diversos.

Fotos: Anderson Lima

Cerimônia seguiu protocolos de segurança para evitar transmissão de Covid-19

“É uma grande satisfação para a nossa universidade pode estar se renovando com vocês. Este é um compromisso que estamos firmando com o futuro da UFPE”, afirmou o reitor Alfredo Gomes aos novos docentes. Ele frisou ainda a importância de os novos servidores conhecerem a instituição na qual irão atuar, tanto em sua organização como na forma na qual ela funciona. “Conhecendo essa realidade, a gente consegue se associar, fazer projetos e firmar parcerias”, disse o reitor, que apresentou também as ações afirmativas promovidas pela Universidade, a exemplo do Núcleo de Políticas LGBT e do Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais da UFPE (Núcleo Erer).

“É uma alegria muito grande não só para vocês, mas para a gente também. Principalmente, neste momento de grandes restrições que as universidades públicas enfrentam”, disse a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho. “É um prazer muito grande estar recepcionando os novos docentes da UFPE. A partir de agora, vocês vão estar se envolvendo com a Universidade como um todo, com suas pesquisas, atividades extensionistas e projetos, e não apenas com um centro, departamento ou curso”, ressaltou a pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva, citando atividades como a iniciação científica e a residência pedagógica.

Docentes vão atuar no CAA e no Campus Recife

Entre os novos docentes que receberam as boas-vindas nessa segunda-feira está Cesário Neves, que irá atuar no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. “Eu me considero um filho da casa, por ter sido aluno da graduação e do mestrado, morador da casa do estudante e ter sido contratado como professor substituto em dois períodos diferentes. E hoje estou voltando como professor efetivo”, recordou ele. “É uma realização e afirmação do trabalho que tenho feito durante minha trajetória acadêmica e profissional. Estou muito feliz com isso”, completou ele A cerimônia de posse dos novos servidores contou ainda com a participação da diretora de Desenvolvimento Pessoal, Danielle Fabíola do Nascimento.

INTEGRAÇÃO – Realizada a cerimônia de posse, os novos docentes participam agora de um curso de integração on-line, via plataforma Moodle. O curso é organizado em duas áreas: Estrutura Organizacional da UFPE e Práticas Docentes. No primeiro eixo, os novos docentes irão conhecer a estrutura da Universidade e conteúdos sobre ética no serviço público.

Já o segundo eixo, o de práticas docentes, é formado pelos seguintes conteúdos: programas institucionais de ensino e sua relação com a prática docente; reflexão sobre docência on-line; planejamento do ensino e organização do trabalho pedagógico; avaliação como instrumento da prática docente: reflexão sobre os processos de ensino e de aprendizagem; e profissionalidade e saberes docentes: problematizações sobre o contexto da prática de ensino.

Data da última modificação: 21/07/2021, 17:13