UFPE lamenta o falecimento do professor Marcos Costa Lima

Ele atuou na graduação e na pós de Ciência Política

A UFPE e, em especial, o Departamento de Ciência Política lamentam o falecimento do professor Marcos Ferreira da Costa Lima, aos 71 anos, ocorrido hoje (29). O velório será amanhã (30), das 8h às 11h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Ele iniciou sua atuação na UFPE em 1980, no Departamento de Ciências Sociais, e foi um dos fundadores do Departamento de Ciência Política (DCP). Costa Lima criou e dirigiu o Instituto Ásia (que hoje integra o Centro de Estudos Avançados da UFPE), comandando discussões sobre os principais países daquele continente na UFPE. Ele deixa viúva a professora Maria de Jesus Britto Leite, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE.

O chefe do DCP, professor Adriano Oliveira, divulgou nota do departamento sobre o falecimento do colega: “Informamos com muita tristeza que o professor Marcos Costa Lima, do Departamento de Ciência Política da UFPE, faleceu no dia de hoje. Professor e intelectual dedicado à universidade pública, à pesquisa e ao ensino. A nossa gratidão ao professor Marcos.”

Já o professor Ernani Carvalho, também do DCP, ex-pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, disse que “com bastante pesar, recebemos a notícia do falecimento do professor Costa Lima, um dos fundadores do Departamento de Ciência Política, super atuante na pós-graduação, uma pessoa cativante, fora de série, que sempre buscava conciliar. Ele dirigiu o Instituto Ásia, teve um forte participação no incremento nas discussões sobre a Ásia na UFPE, tanto nos estudos relativos à Índia, quanto à China, grande objeto do seu estudo nos últimos anos”.

CURRÍCULO – Marcos Costa Lima tinha graduação em Philosophie Politique - Université Montpellier 2 - Sciences et Techniques (1978), mestrado em Sociologia pela UFPE (1985) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Fez pós-doutorado na Université Paris XIII- Villetaneuse (2003) . Autor de diversos livros sobre capitalismo, política internacional, relações internacionais, Mercosul, Ásia, América Latina, Mercosul, planejamento regional e desenvolvimento do Nordeste (especialmente o pensamento de Celso Furtado), ele orientou inúmeros trabalhos de conclusão de curso (TCCs) defendidos nos cursos de Ciências Sociais, Ciência Política, Direito e Economia na UFPE, além de dissertações e teses apresentadas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia na Universidade. Foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - Anpocs (2011-2012), professor convidado de diversas universidades estrangeiras, integrou conselhos científicos de instituições internacionais e também foi parecerista de fundações de pesquisa brasileiras.

INSTITUTO ÁSIA - A Coordenadoria de Estudos da Ásia (antigo Instituto Ásia) divulgou nota de pesar: "É com imenso pesar que a Coordenadoria de Estudos da Ásia informa o falecimento de seu coordenador-geral, professor Marcos Ferreira da Costa Lima. O professor Marcos foi uma figura ímpar que deixa grandioso legado acadêmico. Transitou por múltiplas esquinas das Ciências Sociais. E por variadas instituições." Diz ainda a nota que ele lecionou, pesquisou e publicou sobre diversos assuntos. "Desenvolvimento, Meio Ambiente, Política Brasileira, Política Internacional, China, Coreia do Sul, Índia, Economia Política Internacional, Integração Regional, Mercosul, Globalização, América Latina, Pensamento Social Brasileiro, Política Externa, Inovação, Educação, etc., são apenas alguns dos tópicos cobertos pela vastíssima obra de Marcos Costa Lima. Orientou e fez parte da formação de mais de duas centenas de cientistas sociais ao longo das últimas décadas. Desde 2015, coordenava o Instituto de Estudos da Ásia da UFPE, depois renomeado para Coordenadoria de Estudos da Ásia, em 2021. Acima de tudo, um ser humano fantástico", destacou.

Data da última modificação: 30/06/2022, 11:18