UFPE lamenta falecimento do professor aposentado Wandenkolk Tinoco

Por mais de 30 anos, ele formou e influenciou gerações de arquitetos pernambucanos como professor e arquiteto de raro talento

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em particular o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), lamentam o falecimento do arquiteto e professor Wandenkolk Walter Tinoco, ocorrido ontem (4). Graduado em 1958 pela Escola de Belas Artes do Recife, Wandenkolk integrou o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco no início da década de 60 e por mais de 30 anos formou e influenciou gerações de arquitetos pernambucanos como professor e arquiteto de raro talento.

Para os colegas do DAU, Tinoco foi “um genuíno mestre da Arquitetura” que dizia, sobre ele mesmo, ser pessoa de rara sorte, por fazer o que amava e porque o que fazia moldava a alma humana... para melhor. Wandenkolk acreditava no exercício da Arquitetura como a busca pela beleza plástica resultante da relação entre volume e espaço arquitetônico. Talvez por isso, somou também, ao exercício do desenhar Arquitetura a Escultura, modelando belas peças em metal para edifícios, jardins e espaços públicos”.

Aprendiz de mestres como Delfim Amorim e Acácio Gil Borsoi, tornou-se também mestre ao criar uma linguagem arquitetônica própria e reconhecível, comprometida com o lugar, a tradição e a contemporaneidade. O icônico edifício Villa Mariana, no Bairro do Parnamirim, hoje um Imóvel Especial de Preservação, é um dos seus muitos e magníficos trabalhos —também chamado por alguns de edifício-quintal— no qual está materializado o seu modo peculiar de ver e projetar Arquitetura.

Data da última modificação: 06/08/2021, 15:44