UFPE lamenta falecimento do doutorando em Desenvolvimento Urbano Henrique Mariano Norte

Estudante moçambicano teve complicações devido a uma cirurgia de urgência para retirar um tumor na coxa direita

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informa, com pesar, o falecimento do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPG-MDU) Henrique Mariano Norte, ocorrido ontem (5), devido a complicações em uma cirurgia para retirada de um tumor na coxa direita. Natural da cidade de Quelimane, em Moçambique, Henrique estava no Brasil desde 2017.

O doutorando desenvolvia a tese “Participação popular em Moçambique: as práticas de gestão e governança democrática no município de Nampula”, sob a orientação da professora Suely Leal, no Núcleo de Gestão Urbana e Políticas Públicas (Nugepp). Nos trabalhos de extensão da disciplina “Produção social do habitat”, coordenada pelo professor Luis de la Mora, ele conheceu Natally Freire, também aluna do PPG-MDU, que se tornou sua esposa. Henrique deixa uma filha de dez anos. “Deixamos nossas homenagens e sentimentos por essa perda prematura”, escreveram os membros do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE em nota de pesar.

O Gabinete do Reitor, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e o MDU vêm auxiliando a família integralmente nesse processo e já estão prestando todo o apoio necessário nesse momento tão difícil. A DRI já está em contato com a Embaixada de Moçambique e o Itamaraty para os devidos procedimentos.

Data da última modificação: 06/07/2021, 19:39