UFPE está na 5ª posição no ranking 2020 dos maiores depositantes residentes de pedidos de Patente de Invenção no INPI

Ao todo, a UFPE fez 55 depósitos nessa categoria no ano passado, superando os 44 depósitos de 2019

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está na 5ª posição no ranking 2020 dos maiores depositantes residentes de pedidos de Patente de Invenção no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os dados foram divulgados no dia 4 deste mês pelo instituto. Ao todo, a UFPE fez 55 depósitos nessa categoria, no ano passado, superando os 44 depósitos de 2019, quando a Universidade ficou na 9ª colocação do ranking no Brasil.

“Esse depósito de patentes mostra que a UFPE, além de conhecimento científico teórico, importante para o crescimento tanto da Universidade quanto do Brasil como um todo, também produz conhecimento inovador”, afirma o professor Rafael Lima Guimarães, que é coordenador de Propriedade Intelectual da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE.

“A inovação é essa invenção que pode ser colocada no mercado, pode resolver um problema e pode ter um impacto mais direto para a sociedade”, acrescenta. O professor ainda explica que, em linhas gerais, a invenção precisa cumprir três requisitos principais para obter uma patente: ser algo novo, ter atividade inventiva e aplicação industrial.

Os pedidos de Patente de Invenção da UFPE, em 2020, correspondem a 1,04% de participação, nessa categoria, entre os depositantes residentes, incluindo universidades, institutos, empresas e pessoas físicas. As solicitações da Universidade são de diversas áreas, com destaque quantitativo para Farmácia, Química e Engenharias. As invenções são mantidas em sigilo durante 18 meses e, após esse período, são divulgadas pelo INPI.

A UFPE também está no Top 50 do INPI de depositantes residentes de Programa de Computador. A Universidade ocupa a 36ª posição, com 12 depósitos (participação de 0,40% nessa categoria) feitos em 2020. A expectativa é de que essa colocação seja superada no ranking referente a 2021 (a ser publicado em 2022), pois, este ano, já houve um crescimento substancial, com mais de 30 depósitos realizados nessa categoria, até o momento.

A Coordenação de Propriedade Intelectual da Dine está diretamente envolvida no trabalho institucional com patentes, já que esse setor é responsável por todo o procedimento interno para depósito de patentes da UFPE junto ao INPI, inclusive pagamento de taxas e acompanhamento do processo. A coordenação também realiza atividades de fomento, como palestras, cursos e programas de mentoria, que ajudam a desmistificar o processo de depósito. “A gente tenta mostrar que os pesquisadores da Universidade, além de pesquisadores, também podem ser inventores”, explica Guimarães.

Segundo ele, o incremento de depósito de patentes pela UFPE é um reflexo da política de inovação da Universidade. Insere-se neste contexto o site Vitrine Tecnológica, um portfólio de patentes e softwares da UFPE. Lançado no dia 29 de setembro, sob a responsabilidade da Dine/Propesqi, o espaço digital reúne e divulga as tecnologias inovadoras produzidas na Universidade, em um canal direto com a sociedade.

Outra iniciativa importante na área de inovação é o Programa de Formação de Startups e Acesso ao Polo Tecnológico e Criativo (Polo TeC) da UFPE. Ele estimula a criação e consolidação de startups e fortalece a geração de negócios. O evento de abertura do programa foi realizado junto com o lançamento da Vitrine Tecnológica.

SOLICITAÇÃO DE PATENTES – A Dine disponibiliza, em seu site, uma série de informações sobre solicitação de patentes aos inventores da UFPE. Os interessados podem acessar a página e buscar os menus “Depósito de Patentes” e “Propriedade Intelectual”, nos quais estão disponíveis um passo a passo para cadastro de processo no Sipac, lista de documentos, manuais e contatos.

pi.propesqi@ufpe.br

Data da última modificação: 08/10/2021, 15:41