UFPE e Université Fédérale Toulouse Midi-Pyrénées firmam Protocolo de Intenções

Universidades promoverão a cooperação com intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes; e implementação de projetos conjuntos

O reitor Anísio Brasileiro e o presidente da Université Fédérale Toulouse Midi-Pyrénées (França), Philippe Raimbault, assinaram Protocolo de Intenções entre as duas instituições, na manhã de ontem (25), no Gabinete do Reitor da UFPE, no Campus Recife. O documento visa a promover a cooperação científica, tecnológica e cultural nas áreas de especialização das universidades, bem como o desenvolvimento de trabalhos científicos e tecnológicos conjuntos.

Fotos: Passarinho

Equipes debateram intercâmbio em áreas científicas de interesse comum

“A UFPE, durante a nossa gestão, tem colocado como absoluta prioridade a internacionalização, o que significa a mobilidade, os projetos comuns, a formação em línguas, a participação em redes entre a UFPE e as melhores universidades do mundo. E também dentro de uma perspectiva de solidariedade com países e continentes”, afirmou Anísio Brasileiro.

Com o Protocolo de Intenções, as universidades promoverão a cooperação por meio de intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes; implementação de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; promoção de palestras e simpósios; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; e promoção de atividades de formação de pessoal docente-pesquisador, técnico e estudante.

Reitores assinaram Protocolo de Intenções para formalizar parceria

As Ciências Exatas, as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas serão contempladas, com destaque para inovação, tecnologia, medicina, informática e engenharias. O documento entrou em vigor ontem (25), por um período de três anos.

O presidente Philippe Raimbault explicou que a cooperação internacional é uma das estratégias de atuação da instituição francesa. Segundo ele, a parceria com a UFPE foi motivada principalmente pela aproximação histórica já existente, particularmente nas áreas de Engenharias e Medicina, e pelas áreas científicas de interesse comum. Após a assinatura do Protocolo de Intenções, o visitante foi presenteado com a Medalha dos 70 anos da UFPE.

Antes da assinatura do protocolo, Philippe Raimbault, Anísio Brasileiro e uma equipe de gestores da UFPE participaram de uma reunião, no próprio Gabinete do Reitor, com os objetivos de trocar experiências e estreitar laços. Na ocasião, o professor Anísio Brasileiro fez uma apresentação sobre a UFPE, abordando a história, a estrutura, os rankings e as parcerias da Universidade.

EXPERIÊNCIAS – No turno da tarde, o presidente Philippe Raimbault conheceu um pouco das experiências de professores-pesquisadores da UFPE que fizeram parte da sua formação na França e que se mantêm vinculados àquele país por meio de projetos de cooperação na área de pesquisa e intercâmbio de docentes e estudantes. Nas explanações, sob a coordenação do reitor Anísio Brasileiro, professores vinculados às áreas de Antropologia, Arquitetura, Oceanografia, Medicina, Engenharia e Psicologia apontaram os ganhos advindos da relação acadêmica com universidades daquela região francesas e algumas questões que merecem maior atenção.

Segundo o professor Moacyr Araújo, do Departamento de Oceanografia, a depender do 'savoir faire' quanto à elaboração de projetos de pesquisa e cooperação mútua, a relação entre os centros acadêmicos dessas regiões está em ótimo estágio. “Mas precisamos ser mais criativos para solucionar questões relativas à gestão dos projetos a fim de facilitar os trâmites; talvez ajustar uma cotutela de projetos seja uma saída”, aponta o professor. Já para a professora Elaine Fernandez, do Departamento de Psicologia, a desaceleração do ensino do idioma francês tem sido um obstáculo para motivar estudantes ao intercâmbio. “Percebemos, também, maior dificuldade em aprovar projetos de cooperação nas áreas da humanidades”, pontuou a professora.

O reitor Anísio Brasileiro destacou pontos relevantes do encontro da tarde: “O reforço da confiança entre as nossas instituições; a necessidade de melhoria da governança dos projetos de pesquisa; a necessidade de fortalecer os intercâmbio com os hospitais das duas instituições e a valorização das humanidades como área de cooperação mútua”. Esta é a primeira visita ao exterior que o presidente faz, e a UFPE foi escolhida por ser, na América Latina, a universidade que mantém laços acadêmicos mais fortes com Toulouse. Hoje (26), ele prossegue na sua visita à UFPE para conhecer as instalações do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma), do Hospital das Clínicas e do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika).

Data da última modificação: 03/07/2018, 18:54