UFPE e Organismo Internacional de Juventud para Iberoamérica (OIJ) firmam acordo de cooperação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Organismo Internacional de Juventud para Iberoamérica (OIJ), uma organização composta por 21 países ibero-americanos, firmaram um acordo de cooperação acadêmica, na manhã de hoje (15), em cerimônia remota. O evento também marcou a outorga do título de Mentor da Juventude Ibero-Americana ao reitor Alfredo Gomes.

O acordo abrange ensino, pesquisa, extensão e políticas para juventude de maneira geral, além da mobilidade de professores e estudantes com ênfase nos países ibero-americanos. A validade é de cinco anos. “Nós sabemos a importância da juventude, de maneira geral, para o desenvolvimento social, econômico, cultural, para o processo de inovação, formação científica. Nós temos feito uma pauta muito forte aqui na Universidade, nesse sentido, para fortalecer a articulação com os movimentos juvenis”, explicou Alfredo Gomes.

O secretário-geral do OIJ, Max Trejo Cervantes, destacou a importância da parceria com a UFPE para promover a transformação social. Ele também elogiou o reitor e disse contar com ele para ampliar ações e pôr em práticas iniciativas focadas nos jovens. “Sei que podemos fazer coisas muito positivas”, comemorou Cervantes.

Como reconhecimento à trajetória profissional, o reitor Alfredo Gomes também recebeu o título de Mentor da Juventude Ibero-Americana, sendo o primeiro brasileiro da área acadêmica nessa posição. “Estamos à disposição da Organização Internacional da Juventude para fazer as articulações e as pontes aqui no Brasil e na América Latina e poder ampliar, obviamente, a participação de outras universidades brasileiras”, disse o professor.

Sediado na Espanha, o OIJ é uma organização que articula a cooperação em matéria de juventude. “Do ponto de vista das relações internacionais, [o acordo] é estratégico para um avanço da UFPE nas pautas inclusivas e sociais num âmbito mais amplo e mais global”, afirmou o diretor de Relações Internacionais da UFPE, Madson Góis Diniz.

PRESENÇAS – Pela UFPE, o evento contou com participação de Carol Leandro, pró-reitora de Pós-Graduação; Tereza Araújo, diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg); e Geyza D’Ávila, professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Pelo OIJ, participaram Marisa Gálvez, diretora de Assuntos Externos; Paul G. Rodríguez, diretor de Programas; Themys Moura, consultora; e Javier Ruiz, secretário adjunto.

Data da última modificação: 15/06/2021, 16:57