UFPE e Oficina Brennand dão início a parceria em extensão e cultura com formação gratuita voltada para professores

Essa é a primeira ação de um convênio mais amplo

O curso de extensão “Diálogos sobre natureza, cosmologia e território”, fruto de parceria firmada entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Oficina Brennand, inicia hoje (29) suas aulas virtuais. A iniciativa, estabelecida com a Universidade por meio da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), é a primeira ação de um convênio mais amplo, que tem como objetivos consolidar a função social das duas instituições e articular projetos culturais e extensionistas em Pernambuco. Os participantes da formação, voltada a professoras e professores da rede pública e privada e a profissionais da educação não formal, recebem certificado emitido pela UFPE.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar, celebra a parceria da UFPE e da Proexc na organização do curso e parabeniza o diálogo entre a instituição e a Oficina Brennand. Para ele, ambas convergiram para a importância de desenvolver um trabalho “com uma missão estética, educativa, de formação e interação com a sociedade civil”, realizado no bairro da Várzea. “É uma alegria se juntar à Oficina, que faz parte do patrimônio da nossa população, um patrimônio importante para Pernambuco, para o Brasil e para o mundo. E, neste ano do centenário de Paulo Freire, a ênfase educacional que estamos dando merece todo destaque. Espero que tenhamos muito mais projetos a serem desenvolvidos juntos”, comemora.

De acordo com a presidente da Oficina Brennand, Marianna Brennand, o papel da Oficina se alinha com a atuação da Universidade. “Entendemos a prática artística para além de uma experiência de fruição estética, compreendendo seu papel de transformação social por meio da educação e do fomento ao pensamento crítico”, explica. De acordo com o coordenador do IAC, Talles Colatino, a ideia é construir um calendário robusto de ações culturais planejadas conjuntamente, que vai privilegiar a atuação no bairro da Várzea.

A organização do curso “Diálogos sobre natureza, cosmologia e território” recebeu 1.400 inscrições de todo o país em apenas quatro dias. Com a procura, as instituições ampliaram para 1.000 as vagas, a fim de atender o maior número de professores e professoras possível. Originalmente, a formação tinha 300 vagas e era limitada a participantes do estado. Os encontros, que acontecem às terças e às quintas, das 19h às 21h, até 2 de setembro, vão ser gravados e disponibilizadas no canal YouTube da Oficina Brennand ao final do curso.

A proposta é criar um diálogo entre educadoras e educadores com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como Ailton Krenak (@_ailtonkrenak), Luiz Antônio Simas (@luizantoniosimas), Naine Terena (@naine_terena), Nêgo Bispo (@botanarifadaroca), Sidarta Ribeiro (@sidarta_ribeiro) e Ventura Profana (@venturaprofana) entre outros.

Os temas natureza, cosmologias e território – eixos do programa educacional da Oficina Brennand – funcionam como ponto de partida para pensar as relações entre arte e educação na contemporaneidade. O curso também conta com a experiência de interlocutores como o antropólogo e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) Pedro Silveira; o artista visual e coordenador de mediação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), Gilson Plano; e o museólogo e artista visual Abiniel Nascimento.

residenciaeducacao@oficinabrennand.org.br

Data da última modificação: 30/07/2021, 10:35