Solenidade inaugura segundo Laboratório de Segurança Biológica Nível 3 (NB3) da UFPE

Local é voltado para estudos que exijam a manipulação de patógenos de risco biológico de classe 3

O segundo Laboratório de Segurança Biológica NB3 para Enfrentamento de Doenças Emergentes e Reemergentes da Universidade Federal de Pernambuco (LaMP NB3-UFPE) foi inaugurado, na manhã de ontem (24), em solenidade realizada no Auditório Reitor João Alfredo, no 1º andar do prédio da Reitoria, seguida de visita ao laboratório, instalado no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG), no Campus Recife. O novo equipamento destina-se ao desenvolvimento de estudos in vivo com micro-organismos causadores de doenças como a covid-19.

Foto: Anderson Lima

Reitor destacou ampliação da capacidade de pesquisa em saúde

Para o reitor Alfredo Gomes, a inauguração do LaMP NB3-UFPE é bastante significativa para a Universidade porque amplia a capacidade de pesquisa da instituição, fortalecendo-a como referência na área de saúde. “Isso representa a reafirmação da boa ciência brasileira, comprometida com o processo de transformação. Representa a reafirmação da universidade pública brasileira”, disse ele.

O LaMP NB3 UFPE é uma instalação de pesquisa ou de apoio à pesquisa, de caráter multiusuários, disponível a pesquisadores internos e externos à Universidade. No local, podem ser realizados estudos que exijam a manipulação de patógenos de risco biológico de classe 3, ou seja, micro-organismos que acarretam elevado risco individual, resultado da exposição por inalação de agentes potencialmente fatais. São exemplos o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19; agentes microbianos (Rickettsiaakari, Clostridium botulinum); fungos (Coccidioidesimmitis; Histoplasmacapsulatu); vírus e príons (Flavivirus – febre amarela, Hantavírus e Retrovírus – HIV).

Equipamentos permitem pesquisas com patógenos de risco nível 3

“A intenção desse laboratório é atender a todos os membros da comunidade acadêmica da UFPE e também pesquisadores externos”, ressaltou a coordenadora do LaMP NB3-UFPE, Michelly Cristiny Pereira, professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e pesquisadora do Nupit SG. “Foi uma grande aquisição para a Universidade a instalação desses laboratórios [a UFPE possui dois laboratórios de segurança biológica nível 3], que vão viabilizar e dar celeridade às pesquisas envolvendo patógenos de risco nível 3, como é o caso do próprio SARS-CoV-2”, completou.

A estrutura conta com sistema de dupla-porta, sala para troca de roupas, sistema central de filtragem de ar, sistema de pressão negativa e outros dispositivos para controle de acesso e biossegurança. Também possui autoclaves de barreira para a descontaminação de resíduos gerados durante os experimentos, além de ultrafreezers (-80°C), cabines de segurança, estufas de CO² e uma estante com 41 mini-isoladores para experimentação in vivo. A gestão do espaço será feita por um comitê.

Segundo a professora do Departamento de Bioquímica Maira Pitta, que também é vice-coordenadora do LaMP NB3-UFPE, pesquisadora do Nupit SG e secretária executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da UFPE, o laboratório “com certeza vai alavancar uma série de pesquisas, desde o desenvolvimento de vacinas, ensaios com medicamentos. E várias áreas ligadas à saúde e [ciências] biológicas poderão se beneficiar com essa infraestrutura”.

O vice-reitor Moacyr Araújo destacou que a atual gestão tem investido no planejamento e no aproveitamento do potencial de pesquisa da instituição. “Essa área de ciências da saúde, ciências médicas, pode se tornar um grande diferencial para a Universidade Federal de Pernambuco, que já está se transformando, aliado ao CB [Centro de Biociências], ao Lika [Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami], ao Nupit. E isso faz parte de uma estratégia maior”, afirmou ele.

O investimento nesse laboratório foi de R$ 1,7 milhão, proveniente do edital da “Chamada Pública MCTI/Finep/Infraestrutura NB-3 – Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Projetos Institucionais para Adequação/Implantação de Infraestrutura de Pesquisa NB-3 (Padrão OMS)”. O novo equipamento soma-se ao primeiro LaMP NB3 da UFPE, que foi inaugurado em agosto do ano passado e está voltado à experimentação in vitro.

MESA – Além do reitor Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacyr Araújo e das professoras Michelly Cristiny Pereira e Maira Pitta, a mesa solene de inauguração do LaMP NB3-UFPE teve a participação dos professores Pedro Carelli (pró-reitor de Pesquisa e Inovação), Carol Leandro (pró-reitora de Pós-Graduação) e Claudete Pereira (diretora do Centro de Ciências Exatas e da Natureza).

Data da última modificação: 02/03/2022, 17:23