Quase 170 doações de sangue foram realizadas durante a campanha do HC

A ação aconteceu de terça (6) a quinta (8), no hospital

A Campanha de Doação de Sangue do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), arrecadou 169 bolsas de sangue – o que pode ajudar a salvar até 676 vidas. A ação, promovida pelo Programa Pró-Sangue do HC-UFPE em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), aconteceu de terça (6) a quinta (8), na Unidade de Reabilitação do hospital-escola e superou o número de doações de sangue da edição anterior do evento, em novembro de 2020, quando o total de doadores de sangue foi de 114. Compareceram para triagem 253 pessoas das quais 169 estavam aptas para realizar a doação.

Uma delas foi a médica nefrologista do HC Gisele Vajgel, que doou sangue pela primeira vez. A doadora elogiou a campanha e recomendaria a ação a outras pessoas. “A triagem e a coleta foram bem rápidas. A doação não dói. É um gesto de solidariedade e que salva vidas. Recomendo”, afirmou. O auxiliar de perecíveis Jonatas Francisco também foi ao HC para contribuir com a campanha. “Sou doador há dez anos com muita felicidade, porque sei que, de alguma forma, estou ajudando ao próximo. Todos deveriam ter consciência da importância deste ato. Doar sangue é salvar vidas!”, comemorou.

De acordo com a assistente social do HC Renata Severo, uma das organizadoras do evento, o resultado da campanha foi bastante positivo. “O Programa Pró-Sangue HC agradece a todos que participaram da captação externa de doadores de sangue realizada em parceria com o Hemope. Para o êxito, a ação contou com a solidariedade do público externo e interno, entre trabalhadores e usuários do HC, e chegamos ao número de 169 doações. Isso demonstra a importância e a necessidade de reafirmação institucional do nosso Programa Pró-Sangue”, pontuou.

O Programa Pró-Sangue do HC-UFPE, lançado em outubro de 2020, tem atuado em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades – a campanha de doação, realizada nesta semana, fez parte desse programa.

Data da última modificação: 09/07/2021, 12:44