Projeto de extensão Do Mangue ao Caos lança Instagram com primeiros resultados

Projeto foi aprovado no edital emergencial para o enfrentamento de questões relativas ao derramamento de petróleo

Voltado para promover uma reflexão sobre os impactos provocados pelo derramamento de petróleo no litoral pernambucano, o projeto de extensão “Do Mangue ao Caos” acaba de lançar uma exposição virtual no Instagram. Os resultados iniciais do projeto trazem três grandes temas: meio ambiente, turismo e alimentação.

O objetivo principal do projeto é produzir uma exposição cultural, com base nos materiais coletados na mídia impressa e digital, assim como nos depoimentos de pescadores artesanais, acerca do consumo de pescados, a fim de dialogar com os saberes locais e as narrativas institucionais para promover uma reflexão sobre os impactos do derramamento.

Pescados contaminados, animais mortos e impacto na comunidade pesqueira, no ambiente e no turismo são alguns dos temas abordados na rede social. A coordenação é da professora Simone de Lira Almeida, do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Apesar de o prazo de finalização do projeto ser em novembro, a professora percebeu a relevância de apresentar os resultados parciais do trabalho no contexto atual. “Muitas das questões do derramamento, como a colaboração e a participação da sociedade civil, estão sendo faladas agora, então achei importante relembrar isso às pessoas”, explicou.

De acordo com a docente, a exposição virtual pretende atingir um público diferente da proposta inicial, mas a equipe ainda pretende fazer a exposição física nos locais onde foi realizada a coleta de dados a fim de dar um retorno às comunidades. A ação conta com três bolsistas, dos cursos de Oceanografia, Turismo e Hotelaria.

REDE – O projeto faz parte da Rede SOS Mar, rede de pesquisadores que tiveram projetos aprovados pelo edital emergencial conjunto das Pró-Reitorias para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e de Extensão e Cultura (Proexc) para o enfrentamento de questões relativas ao derramamento de petróleo.

Data da última modificação: 08/05/2020, 17:28