Notícias Notícias

Voltar

Progepe lança cartilha para explicar o uso do Atestado Web

Ferramenta de envio de atestados médicos de forma virtual entra em vigor na UFPE a partir do dia 4 de julho

A partir da próxima segunda-feira (4), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai começar a adotar a nova ferramenta de envio de atestados médicos para a Administração Pública Federal: o Atestado Web. Com o objetivo de facilitar o entendimento dos servidores da Universidade, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) elaborou uma cartilha com o passo a passo do uso da plataforma. 

Neste novo sistema, os servidores passarão a encaminhar seus atestados médicos ou odontológicos destinados à licença para tratamento de sua própria saúde ou à licença por motivo de doença em pessoa da família por meio dessa ferramenta. O Atestado Web está disponível no aplicativo Sou Gov para smartphones ou tablets e no site do Sou Gov

O atestado deverá ser apresentado por meio da ferramenta no prazo de até cinco dias corridos do início do afastamento/atestado médico, conforme o Decreto n° 7.003, de 2009. Caso isso não ocorra, salvo motivo justificado, caracterizará falta ao serviço, nos termos do art. 44, inciso I, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 

Vale ressaltar que é de responsabilidade do servidor manter sob sua guarda os documentos originais enviados por meio do novo sistema, pois o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) solicitará sua apresentação quando convocar o servidor para ser submetido à perícia oficial. O afastamento deverá ser comunicado à chefia imediata.

O Atestado Web é destinado ao cadastro de atestados que envolvem apenas afastamentos por motivo de saúde do servidor ou para acompanhamento de pessoa da família. Os demais casos devem ser solicitados via processo eletrônico através do Sipac.

Mais informações
Secretaria do Nass e Seção de Apoio ao Nass
(81) 2126 3944/2126.7578

nass.unidadesiass@ufpe.br

Data da última modificação: 30/06/2022, 13:54