Principais ações da Academia PE de Medicina e da Academia PE de Ciências foram apresentadas em webinar do Lika

Presidente da APM, Hildo Azevedo, e presidente da APC, José Antônio Aleixo, foram os convidados

Da assessoria do Lika

As ações desenvolvidas pela Academia Pernambucana de Medicina (APM) e pela Academia Pernambucana de Ciências (APC) na pandemia causada pelo novo coronavírus foram debatidas e ressaltadas em webinar promovido pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE na última sexta-feira (13). O evento foi transmitido ao vivo no canal do Lika no YouTube.

O presidente da APM, Hildo Azevedo, fez um resgate histórico da Academia e também da Faculdade de Medicina do Recife e ressaltou nomes importantes da medicina pernambucana como Maciel Monteiro, Octávio de Freitas e Fernando Filgueira.

Ele ainda discorreu sobre os objetivos da APM, apontando as principais ações na pandemia e uma destas ações – utilizando dados do Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD) da UFRPE – contou com pedidos ao Governo de Pernambuco e a sociedade para manter as medidas de proteção como o isolamento social. A defesa da necessidade de aquisição de vacinas com o apoio de outras entidades médicas, e a realização de webinars e reuniões virtuais com os acadêmicos também foram destacadas.

Pensando sobre uma ótica pós-pandemia, Azevedo afirmou que ele espera que a APM possa voltar com suas atividades presenciais que são de suma importância para a cultura e aprendizado médico.

“Nós queremos voltar a ter nossas reuniões presenciais, a abrir nosso museu, queremos voltar a usar o nosso Anfiteatro de Anatomia onde nossos pares e professores estudaram. Esperamos que ele continue sendo um local que promove a melhoria e o aprimoramento do ensino médico em todas as suas formas para disseminar conhecimento”, afirmou.

Para o presidente da APC, José Antônio Aleixo, este webinar foi uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem o que é a Academia Pernambucana de Ciências. Durante a sua apresentação, também expôs a história do nascimento da APC, primeiras diretorias e atuais membros, e frisou que várias áreas estão presentes dentro da academia como Arquitetura, Direito, Engenharia, entre outras.

Dentre as principais ações, foram apresentadas a produção de eventos on-line para discutir temas relacionados à covid-19, os trabalhos realizados pelos acadêmicos no dia a dia para o enfrentamento da doença, e a união das universidades pernambucanas, UFPE, URFRPE e UPE para o desenvolvimento de ações comunitárias e de pesquisas neste período de pandemia.

Aleixo, emocionado, prestou uma homenagem ao ex-professor e um dos fundadores do Departamento de Física da UFPE Ivon Palmeira Fittipaldi, que faleceu em dezembro passado em decorrência da covid-19. “A covid nos tirou o nosso querido Fittipaldi e eu não poderia deixar de homenagear essa figura fantástica. Ele vai permanecer durante muitos anos na nossa memória”, frisou. Em relação ao cenário de crise que o Brasil enfrenta, para Aleixo a solução é a ciência e a educação.

“A ciência e a tecnologia podem não ser a única solução para o Brasil, mas o Brasil jamais terá solução sem ciência e tecnologia. Um país sem ciência não tem futuro, e o futuro para esse país passa por quatro coisas: educação, saúde, ciência e tecnologia”, finalizou.

Data da última modificação: 16/08/2021, 16:29