Plano de Internacionalização 2017-2027 direciona ações de cooperação da UFPE

Documento tem como objetivo, dentre outros, incorporar dimensões internacionais e interculturais no ambiente universitário

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou, na última quarta-feira (7), o Plano de Internacionalização 2017-2027, que integra o Plano Estratégico Institucional 2013-2027. A UFPE mantém hoje cerca de 180 acordos de cooperação válidos com universidades e instituições estrangeiras de países da América do Norte, Canadá, América do Sul e Caribe, África, Ásia e Europa, que permitem a viabilização institucional do Programa de Mobilidade Institucional.

“O incentivo à pesquisa é fundamental para responder às demandas da sociedade, sejam elas sociais, políticas, econômicas ou culturais. É preciso reconhecer não apenas que o saber merece ser compartilhado, mas também que o seu processo de descoberta se dá pela colaboração entre centros de excelência de produção científica. Assim, a internacionalização de saberes coloca-se como prioridade para as instituições acadêmicas”, afirmou o reitor Anísio Brasileiro.

O plano foi coordenado pela diretora de Relações Internacionais (DRI), Maria Leonor Alves Maia, e pela vice-diretora, Eva Carolina Cunha. O documento tem como objetivo, dentre outros, incorporar dimensões internacionais e interculturais no ambiente universitário, por meio de seus processos de formação, de produção, de trabalho e de convivência de estudantes, professores e técnicos administrativos, ampliando e fortalecendo suas competências de diálogo e troca de conhecimento e cultura com o mundo.

As ações se estruturam em cinco eixos estratégicos e três eixos transversais que contêm um conjunto de ações a curto, médio e longo prazo. Os cinco eixos são: mobilidade universitária; internacionalização da graduação, da pós-graduação, da pesquisa, da extensão e da inovação; internacionalização em casa; missões institucionais e participação em redes; e desenvolvimento de capacidades Já os três eixos transversais são habilidades em línguas estrangeiras; tecnologia da informação e marketing institucional, e regulação. A Diretoria de Relações Internacionais da UFPE é vinculada ao Gabinete do Reitor.

Data da última modificação: 12/08/2019, 13:28