Pesquisadores do Lika integram missão humanitária do Unicef Malawi

Trabalho envolve visita às áreas alagadas, imageamento por satélite da região, voos de drones, estratégias no controle e detecção digital de epidemias

O superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, e os pesquisadores

Pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participam de missão humanitária no Malawi, no continente africano, financiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Malawi. O grupo, convocado pelo Unicef em caráter de emergência, viaja hoje (5) e retorna no dia 6 de maio. O objetivo é ajudar o país africano na detecção e prevenção de epidemias na região afetada pelas inundações provocadas pelo ciclone Idai.

A equipe é composta por pesquisadores do Lika provenientes do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada da UFPE e do Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), respectivamente: Evônio de Barros Campelo Júnior, Lucas Sampaio Leite e Jones Oliveira de Albuquerque. Eles estiveram no Hospital das Clínicas, onde foram recebidos pelo superintendente Frederico Jorge Ribeiro.

O trabalho dos pesquisadores envolve visita às áreas alagadas, imageamento por satélite da região, voos autônomos de drones, desenho de estratégias no controle e detecção digital de epidemias na região envolvendo, principalmente, cólera, malária e sarampo.

Os pesquisadores contam com uma equipe de base, que ficará no Recife, formada por pesquisadores do Instituto de Redução de Riscos e Desastres em Pernambuco (IRRD-PE) da UFRPE e Lika, do Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Geosere) da UFRPE, do projeto Bio and HealthDrones, financiado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software. Todos contam com o apoio de pesquisadores da Fiocruz-Pernambuco, da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e da Secretaria de Saúde do Recife.

O Lika e o Unicef Malawi mantêm memorando de entendimento, firmado no dia 1º de fevereiro, na área de inovação em saúde global. A parceria enfoca o uso de novas tecnologias em biossensores, telemedicina e sensoriamento remoto por imagens de satélite e drones, com o objetivo de ajudar na vigilância epidemiológica e no controle de endemias e possíveis epidemias no Malawi.

Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE

Data da última modificação: 08/04/2019, 08:44