Novas edições do programa Opinião Pernambuco disponíveis no YouTube

Programa é exibido na TVU, canal 11.1, e nas rádios e também fica disponível no Facebook e no YouTube

A crítica por trás da charge, o potencial destrutivo das armas nucleares , o processo histórico da escravidão no brasil, intolerância religiosa e democracia em crise são as mais recentes edições do programa de entrevistas que vai ao ar pela TVU no canal 11.1 e pela internet, nas páginas do Facebook www.facebook.com/tvurecife e YouTube, de segunda a sexta-feira às 19h40 e nas Rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820 às 8h30.

Em geral, o artista seleciona um fato da atualidade, desenha e imprime ali a sua opinião, muitas vezes carregada de crítica, humor e ironia. A Crítica por trás da Charge foi mais um tema discutido pelo Opinião Pernambuco. Apresentado por Valdir Oliveira, o programa recebeu o chargista e ilustrador Thiago Lucas.

Utilizadas no final da Segunda Guerra Mundial pelos Estados Unidos nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, as bombas atômicas são dispositivos explosivos cuja força destrutiva deriva de reações nucleares de fissão ou de fissão e fusão combinadas. O potencial destrutivo das armas nucleares esteve em debate no programa. https://www.youtube.com/watch?v=D8qf1Xzh-Ls

Aproximadamente duas milhões de pessoas foram, ao longo de cem anos, retiradas de suas terras na África, marcadas a ferro quente, embarcadas em navios, e vendidas e compradas como se fossem produtos no país. Esse fato deixou marcas profundas na sociedade brasileira até os dias atuais. Apresentado por Valdir Oliveira, o Opinião Pernambuco abordou o tema processo histórico da escravidão no Brasil e contou com a participação de José Bento Rosa da Silva, professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE.

Marcada na história da humanidade, a intolerância religiosa ainda é uma realidade em diversos países ao redor do globo. No Brasil, o problema está majoritariamente ligado ao racismo, pois ela é praticada, em maior escala, contra os adeptos das religiões de matriz africana. Apresentado por Stella Maris, o programa recebeu Cristina Pires, vice-presidente da Federação Espírita Pernambucana, e Adeildo Paraiso da Silva, babalorixá da Nação Xambá.

Manipulações eleitorais, restrições às liberdades e direitos, enfraquecimento dos partidos, parlamentos e poder judiciário, recusa às diversidades e tentativas de imposição de um pensamento único, emergência de líderes populistas que afrontam abertamente as regras da convivência democrática: tudo isso descreve um quadro preocupante para o futuro da democracia, agravado pelo uso indevido das mídias sociais e pela indústria das fake news. Apresentado por Stella Maris, o programa sobre a democracia em crise contou com a participação de Tathiana Chicarino, cientista política, professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP.
Data da última modificação: 16/05/2022, 16:52