Notícias Notícias

Voltar

Nefrologista Filipe Carrilho é o novo superintendente do HC

Ele substitui o médico oncologista e professor Luiz Alberto Mattos, que foi eleito diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade

O médico nefrologista Filipe Carrilho de Aguiar, de 45 anos, é o novo superintendente do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh. Ele deixa a Gerência de Atenção à Saúde (GAS) e assume oficialmente, hoje (1º), o posto máximo do hospital-escola em substituição ao médico oncologista e professor Luiz Alberto Mattos, que foi eleito diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal de Pernambuco. O ato de nomeação do novo superintendente pode ser conferido na Portaria-SEI nº 98, de 10 de junho de 2021, no Boletim de Serviço da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – estatal do Ministério da Educação a que o HC é vinculado.

Coordenador de Transplante Renal do HC de 2013 até 2020 (ano em que assumiu a GAS), Filipe Carrilho tem experiência nas áreas de assistência, ao longo de 22 anos de formado (16 deles no HC) e de gestão. “Assumo o HC com um misto de sentimentos de responsabilidade e ansiedade, porém, tranquilo por receber o hospital em franca renovação”, afirma o novo superintendente.

Filipe Carrilho destaca os objetivos principais da sua gestão. “Vamos priorizar o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, pilares da nossa existência. Na assistência, nosso foco será o paciente. Na administração, nosso foco será a eficiência. Nosso objetivo também será, cada vez mais, estreitar as nossas relações institucionais com a Ebserh e com a Secretaria Estadual de Saúde sempre amparados e em sinergia com os anseios da nossa UFPE”, explica o gestor.

CURRÍCULO – Filipe Carrilho possui graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco, Residência Médica em Clínica Médica pela Secretaria do Estado de Pernambuco e de Nefrologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP). É especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), tem mestrado profissional em Gestão e Economia da Saúde pela UFPE e é doutorando também em Gestão e Economia da Saúde pela UFPE. Atuou na Diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Pernambuco nos biênios 2016/17 e 2018/19.

Data da última modificação: 01/07/2021, 17:39