Motivação e a importância do trabalho em equipe fecham o ano da Reunião Científica das Residências no HC

A palestra foi proferida pela psicóloga Juliana Queiroz

“O ser motivado e a importância do trabalho em equipe” foi o tema da Reunião Científica das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE, que fechou a temporada 2018 do evento mensal, realizado desde 2015. A ação teve o formato de palestra e foi proferida pela psicóloga Juliana Queiroz, no anfiteatro III, na quarta-feira (28). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Juliana Queiroz é formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e tem dois MBAs relativos à temática abordada: “Gestão de equipes e dinâmica de grupo” e “Comportamento organizacional”. Ao longo da sua apresentação, ela ajudou a promover reflexões na plateia (formada por residentes, preceptores e coordenadores de residências) sobre o que diferencia uma equipe de um grupo e os comportamentos que podem atrapalhar um bom trabalho em equipe, entre outras.

“Esse tema foi sugerido pelo coordenador da Residência Médica, Raimundo Castro, e foi muito interessante porque trouxe um olhar do aprendizado contínuo por meio da motivação auxiliando o trabalho integrado da equipe de saúde. Isso causou uma boa discussão e um ganho aos participantes”, explicou a organizadora do evento e chefe do Setor de Gestão do Ensino e Extensão (Segestex) da Gerência de Ensino e Pesquisa do HC, Patrícia Madruga.

Esse é o quarto ano da Reunião Científica das Residências em Saúde do HC, evento que discute os temas que estão em voga no momento, ou as campanhas que associam a prevenção de doenças a cores e meses, ou um Estudo de Caso desafiador dentro do HC, ou um assunto que chame a atenção da área de saúde. “A temática escolhida e discutida vai determinar o formato da apresentação: uma palestra, uma mesa-redonda, um Estudo de Caso etc. Tudo isso é levado em conta para enriquecer a reunião”, concluiu Patrícia Madruga.

Após esta edição, a Reunião Científica das Residências faz uma pausa e retorna em março de 2019.

Data da última modificação: 30/11/2018, 10:01