Livro de professor da Posneuro compila experiências de aplicação da Psicologia e Psiquiatria positiva em pacientes

O professor de Psiquiatria e Psicologia Médica da UFPE Leonardo Machado, juntamente com a psicóloga clínica e pesquisadora Lina Sue Matsumoto, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP), vão lançar, no próximo domingo (9), o livro “Psicologia Positiva e Psiquiatria Positiva – a ciência da felicidade na prática clínica”. O lançamento ocorrerá no auditório da Livraria Jaqueira do Bairro do Recife, a partir das 15h30.

No evento, o autor, que também é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria (Posneuro) da UFPE e preceptor da Residência de Psiquiatria do Hospital das Clínicas/UFPE, vai conceder uma entrevista para explicar as experiências clínicas que resultaram no conteúdo da publicação, editada pela Editora Manole.

OBRA – A publicação reúne relatos sobre a aplicação clínica das temáticas abordadas em Psiquiatria Positiva e Psicologia Positiva. Segundo os autores/compiladores, há evidências científicas que mostram que características psicológicas positivas, como propósito de vida, estão associadas a melhores desfechos em saúde, incluindo longevidade.

A Psicologia Positiva abordada na obra entende que, ao treinar as nossas forças de caráter e virtudes, pode-se atingir níveis de felicidade elevados e melhora psicológica ao viver a vida de forma mais positiva e esperançosa; já a Psiquiatria Positiva preenche uma lacuna ao aglutinar em torno de si os esforços para o estudo e a promoção do bem-estar na população em geral, bem como nas pessoas que passam ou que passaram por algum adoecimento mental.

Data da última modificação: 04/02/2020, 10:23