HC promove ação de humanização com a impressão da placenta

Mães do Centro Obstétrico do Hospital das Clínicas da UFPE recebem a impressão da placenta em papel, após o parto

A “Árvore da Vida” ficará eternizada para as mães do Centro Obstétrico do Hospital das Clínicas da UFPE que recebem a impressão da placenta em papel, após o parto. Essa ação de humanização é uma forma de “gerar a imagem” do ambiente intrauterino, responsável pelo suporte da respiração, nutrição e trocas fisiológicas do bebê, ampliando a memória e o registro da gravidez, trabalho de parto e nascimento. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Essa ação é promovida pela equipe multiprofissional e, em especial, pelos residentes de Terapia Ocupacional durante o acompanhamento do trabalho de parto humanizado. “A humanização empodera a mulher para vivenciar o parto como um momento especial na sua vida. E a impressão da placenta é uma estratégia que ajuda a mulher a ampliar os significados ou mesmo ressignificar a experiência do trabalho de parto e nascimento do seu filho, pois, para algumas delas, o parto não acontece como foi idealizado. As puérperas nos relatam a satisfação daquele registro com muita emoção, visto que a impressão da placenta representa a concretude do processo de nascimento”, afirma a residente de Terapia Ocupacional Gersiane Ferreira.

A placenta é um órgão, formado durante a gestação, que tem como papel principal garantir as condições ideais para o desenvolvimento do feto, sendo caracterizada como uma “ponte” entre mãe e filho. A saída da placenta se dá após o nascimento do bebê e, a partir disso, perde a sua função. Gersiane explica que a técnica da impressão da “Árvore da Vida” consiste em higienizar o órgão e realizar a pintura com uma tinta simples e na cor escolhida pela mãe. A impressão é acompanhada de um texto carinhoso, contendo informações com as características do bebê e o registro com a assinatura de toda a equipe que participou diretamente daquele parto (normal ou cesárea). “Essa escolha traz os significados e simbolismos que a cor representa para a puérpera”, completa Gersiane.

Mais acostumada a ficar no apoio, com menos contato com os pacientes, a residente de Farmácia Heloísa Araújo conta que aceitou na hora o convite de Gersiane para realizar a ação. As duas estavam na mesma equipe durante o rodízio da Residência Multiprofissional no Centro Obstétrico do HC. “É muito gratificante participar de uma ação de humanização como essa porque amplia o nosso contato com a paciente e reforça o vínculo da mãe com o bebê e com o seu nascimento”, relata Heloísa.

Data da última modificação: 18/05/2021, 16:55