Gepar promove on-line o 5º Festival de Música

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação (Gepar) da UFPE promove, amanhã (6), às 16h, no YouTube, o 5º Festival de Música, com o tema “A vez da minha voz”. Entre as apresentações estão canto lírico, frevo de bloco, música africana, música preta brasileira e música em Libras.

O festival foi idealizado pela professora Auxiliadora Martins, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidae, ao lecionar a disciplina eletiva “Educação em Africanidades e Afrodescendências”, no curso de Pedagogia. Ela conta que, ao solicitar escritas autobiográficas dos estudantes, na perspectiva de por que desejavam se tornar pedagogos/as, percebeu uma maioria de mulheres negras, pobres, mães, que possuem habilidades artísticas variadas: cantoras, poetas, pintoras, dançarinas, prestadoras de serviços estéticos e culinários.

“A riqueza da diversidade de práticas e estratégias de ser e de viver dessas estudantes, no entanto, ficava invisibilizada e ocultada diante do processo rígido de produção do conhecimento científico e dos processos de ensino-aprendizagem da sala de aula, o que nos motivou a criar espaços de visibilização da riqueza dessas, histórias, culturas e memórias trazidas pela leitura atenta das autobiografias, criando um Festival de Música do Gepar”, explica a professora. O foi evento foi historicamente realizado no hall do Centro de Educação (CE).

Além dos estudantes, participam artistas e grupos culturais pernambucanos, numa troca entre saberes científicos e populares. “Houve edição do festival em 2017, 2018, 2019 e, remotamente, em 2020. Em 2021, faremos a 5ª edição, de forma remota também, acreditando que a arte, especialmente em tempos tão difíceis da pandemia da covid-19, tem colaborado para manter nossa saúde mental e nosso equilíbrio diante das inúmeras ameaças às vidas dos povos pretos, pobres e tradicionais”, afirma.

Data da última modificação: 05/10/2021, 15:27