Estão abertas as inscrições para a VIII Oficina de Instrumentalização para Preceptores das Residências

A Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital das Clínicas da UFPE, por meio do Setor de Gestão do Ensino e Extensão (Segestex), promove a VIII Oficina de Instrumentalização para Preceptores das Residências do HC/Ebserh, no dia 20 de setembro, das 9h às 12h, no Auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciência da Saúde da Universidade. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 15 de setembro por meio de formulário on-line. O público-alvo são supervisores e preceptores em saúde do HC, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Esta edição tem como tema “Avaliação da aprendizagem” e irá aprofundar como deve ser feito o processo avaliativo dos residentes. A oficina terá como palestrantes a professora Ana Lúcia Félix dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e vice-coordenadora do Centro de Educação da Universidade, e a professora Luciana Cavalcanti Lima, coordenadora da Faculdade Pernambucana de Saúde.

“A capacitação dos nossos preceptores é um processo contínuo. Já realizamos sete oficinas, as quais tinham o objetivo de alinhar o conhecimento desses profissionais para que eles pudessem entender os aspectos da preceptoria, conhecessem a Gerência de Ensino e Pesquisa do HC, os programas de residência, entre outros temas. Esta oitava será a primeira de uma série que buscará intensificar e aprofundar os conhecimentos relacionados à preceptoria”, explicou a chefe da Segestex, Patrícia Madruga.

Durante o encontro, serão abordados os tipos de avaliação, como avaliar na prática o residente e o aluno, entre outros pontos. “O preceptor acompanha atividades práticas, teóricas e teórico-práticas. Tem um papel muito importante na condução da formação do residente. Ele é um agente formador. Por isso, é importante que ele esteja preparado para atuar”, explicou Patrícia, acrescentando que é fundamental que o profissional saiba do processo avaliativo para o desenvolvimento do residente. “A avaliação tem que ser coerente com o desempenho do aluno e que este possa trazer um real feedback, assim ele saberá os aspectos que precisa melhorar”, acrescentou.

O Hospital das Clínicas possui cerca de 780 preceptores, distribuídos nos programas de Residência Médica, de Enfermagem, de Nutrição e de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde.

Data da última modificação: 21/02/2018, 17:29