Departamento de Física programa série de eventos para comemorar 50 anos

Programação começa nos dias 2 e 3 de setembro, com simpósio virtual

Para comemorar os 50 anos de atividades, o Departamento de Física da UFPE montou uma programação que terá início com o simpósio virtual “França-Recife colaboração na Física”, nos dias 2 e 3 de setembro, com a participação, entre outros, do vencedor do Nobel da Física em 2007, Albert Fert. Além do workshop, estão previstos o lançamento de livro contando a história do DF e um workshop de lançamento do livro com a presença de diversos atores que foram importantes para o DF ao longo dos 50 anos.

Segundo levantamento histórico para a produção do livro, cinco jovens mestres conseguiram o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), graças à intervenção do professor Sérgio Mascarenhas de Oliveira, falecido recentemente, que era do Conselho Científico do órgão. O apoio institucional estava vinculado à contratação pela UFPE de um professor sênior que assumisse a coordenação do convênio e a orientação das teses de doutorado daqueles jovens mestres que se incorporaram ao Departamento de Física da UFPE. Aquela iniciativa em 1971, que completa hoje 50 anos, era a realização do sonho de Luiz Freire: implantar a pesquisa em Ciências Físicas em Pernambuco.

A concretização do projeto não seguiria adiante se o jovem doutor que acabara de voltar do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA) dois anos antes, não abandonasse as praias cariocas e seu querido Botafogo de Futebol e Regatas e viesse se aventurar em terras nunca dantes por ele navegadas. O professor Sérgio Machado Rezende, orientador dos jovens pernambucanos, deu partida às pesquisas em Física na UFPE.

A montagem do departamento se deu sob novas diretrizes e nova dinâmica e foi sendo construída com o trabalho de todos juntos, com a vinda de novos pesquisadores, de visitantes temporários, de Prêmios Nobel que passaram a frequentar o departamento etc. A Física foi se tornando referência dentro da UFPE, servindo de exemplo e contribuindo de uma forma, ou de outra para tornar a Universidade uma instituição forte. Da Física surgiu o Departamento de Química Fundamental e dinamizou o Departamento de Estatística e o Departamento de Informática.

Simpósio virtual “França-Recife Colaboração na Física”
Dias 2 e 3 de setembro

Participantes

Albert Fert, Nobel da Física (Université Paris-Saclay, UMPhy. CNRS-Thales - França)