Campanha “HC e você contra o mosquito” é realizada no Hospital das Clínicas da UFPE

Atividade contou com orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti e prevenção das arboviroses

A campanha de orientação para prevenção de arboviroses “HC e você contra o mosquito” ocorreu na manhã de hoje (14), nas Portarias 1 e 4 do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação teve como objetivo informar a comunidade hospitalar (estudantes, residentes, colaboradores e usuários) meios de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre chikungunya e de outras arboviroses. Houve entrega de panfletos, orientações, exibição de vídeos e dinâmicas com distribuição de repelentes.

O evento foi promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa, por meio da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Extensão (Ugae), em parceria com a Liga Acadêmica de Reumatologia da UFPE (Liarpe), e fez parte do programa de extensão Agreg-HC.

“A campanha teve como foco orientar as pessoas sobre a importância de buscar maneiras para evitar a picada do mosquito Aedes aegypti. Sensibilizá-las para que se protejam em casa, na rua e em seu ambiente de trabalho. Este movimento de prevenção é essencial", afirma a gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Claudia Marques. Além disso, ela acrescentou a importância da realização da campanha também como uma forma de ampliar a inserção de estudantes de graduação nas ações do hospital-escola por meio das atividades de extensão como a realizada na manhã de hoje.

As arboviroses como dengue, febre chicungunha, zika e febre amarela urbana são doenças epidêmicas transmitidas pela picada da fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti. O aumento no número de casos dessas arboviroses no estado de Pernambuco está diretamente ligado à intensa proliferação do mosquito, que pode ser evitada com medidas simples como: eliminar focos de água parada em objetos (vasos de plantas, pneus e garrafas), aplicar larvicidas em depósitos de água e usar repelente e roupas que cubram bem o corpo.

Data da última modificação: 14/07/2021, 17:53