UFPE vai conceder títulos honoríficos a Noêmia de Araújo Varela, Delfim Amorim e Aurélio Boaviagem

Pedidos foram aprovados na quinta-feira (27) pela manhã pelo Conselho Universitário, reunido na Reitoria

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai conceder os títulos de Doutora Honoris Causa para a professora e arte-educadora Noêmia de Araújo Varela e de Professor Emérito para os docentes Delfim Fernandes Amorim (in memoriam) e Aurélio Agostinho da Boaviagem. Os pedidos foram aprovados na quinta-feira (27) pela manhã pelo Conselho Universitário, reunido na Reitoria. Datas e locais das solenidades ainda serão definidos.

A proposta do título de Doutora Honoris Causa para a professora e arte-educadora Noêmia de Araújo Varela (falecida em 2016, aos 99 anos de idade) foi do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE). Nascida em 1917, a professora foi aluna da primeira turma do curso de Pedagogia da então Faculdade de Filosofia do Recife, da Universidade do Recife, que deu origem à UFPE. Foi a primeira arte-educadora brasileira a introduzir a arte na educação de crianças com deficiência e fundou a Escolinha de Arte do Recife

“A professora Noêmia Varela é reconhecida pelos arte-educadores por sua grande atuação no campo da arte-educação brasileira, como a mãe da arte-educação no Brasil, uma vez que foi responsável pela reconfiguração do ensino de arte. Estamos, pois, diante de uma mulher-símbolo da arte-educação brasileira”, afirma o relatório elaborado pela Comissão Especial de Títulos Honoríficos.

EMÉRITOS - O título de Professor Emérito (in memoriam) para o professor Delfim Fernandes Amorim foi proposto pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAM). Nascido em 1917 em Póvoa do Varzim, em Portugal, ele ensinou na Escola de Belas Artes de Pernambuco e foi responsável por projetos de edifícios como o Acaiaca, na Avenida Boa Viagem; o Pirapama, na Avenida Conde da Boa Vista; e o Gabinete Português de Leitura, na Rua do Imperador.

“Entre 1952 e 1972 tornou-se um dos arquitetos mais atuantes da Região Nordeste. A sua principal marca é a conciliação entre princípios modernos e modos de fazer, associados às culturas regionais, postura que muito se deve às formulações teóricas do arquiteto Lucio Costa, mas que teve nele um intérprete de personalidade própria, percebida nas suas reflexões e obras ainda em território português, e plenamente desenvolvido no Brasil”, diz o relatório.

O docente Aurélio Agostinho da Boaviagem vai receber o título de Professor Emérito proposto pelos professores da Faculdade de Direito do Recife (FDR) Eugênia Cristina Nilsen Ribeiro Barza, Francisco Antônio de Barros e Silva Neto, Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti e Francisco Ivo Dantas Cavalcanti. Ele foi professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) de 1976 até sua aposentadoria, em 2012. Foi também procurador-chefe da UFPE.

“Com vasta experiência acumulada nos meandros da prática jurídica no âmbito da Advocacia Geral da União (AGU), continua sempre disponível para esta instituição. Em síntese, o professor Aurélio tem atuado na UFPE com competência, seriedade, ética e dedicação tendo se distinguido no ensino de graduação e pós-graduação, pelo seu lado humanístico despertando admiração e servindo de exemplo para todos, em especial para os amigos e orientandos”, diz o parecer.

Data da última modificação: 30/11/2018, 11:28