UFPE reordena comércio informal externo do Hospital das Clínicas

Estão sendo finalizados serviços de revestimentos dos boxes, instalações prediais, módulo com banheiros acessíveis e iniciada obra de recomposição da calçada

A UFPE finaliza, em março deste ano, como parte do projeto de reordenamento do comércio informal externo do Campus Recife e melhoria de calçadas em seu perímetro, 22 boxes comerciais e um módulo com banheiros acessíveis localizados ao lado do Hospital das Clínicas (HC). A reforma é realizada em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e visa desenvolver uma solução técnica padronizada a fim de promover o conforto, a segurança e a acessibilidade dos seus usuários. “A obra vai permitir a retirada e acomodação imediata dos comerciantes que ficam na entrada e na frente do Hospital das Clínicas, reorganizando o comércio e levando esses trabalhadores para uma acomodação mais adequada para o processo de comercialização”, afirma o reitor Alfredo Gomes.

Fotos: Sofia Costa Rego

Reforma é realizada em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR)

As intervenções, iniciadas no contexto da pandemia, em outubro de 2020, contemplam 118 boxes comerciais distribuídos em sete nichos que atendem aos requisitos estabelecidos nas legislações urbana e de segurança alimentar. A obra envolve investimentos na ordem de R$ 430 mil para construção do primeiro nicho e revitalização das calçadas periféricas no primeiro trecho da Avenida Artur de Sá. Estão sendo finalizados os serviços de revestimentos dos boxes, instalações prediais e iniciados os serviços de recomposição da calçada.

O superintendente de Infraestrutura da Universidade, Carlos Falcão, explica que, inicialmente, foram mapeadas as barracas existentes, identificados os comerciantes locais e ouvidas suas necessidades. “A iniciativa consolida o empenho da gestão com as ações sociais à comunidade, com a implantação de calçadas e rotas acessíveis e com o desenvolvimento urbano alinhado ao Plano Diretor da UFPE que determina o uso e a ocupação das áreas físicas do campus”, explica.

Falcão informa que, para viabilidade da ação, a Universidade recuou o gradil nas áreas previstas em projeto e firmou um convênio com a PCR mediante cessão de área não onerosa por dez anos renováveis por igual período, a fim de que a prefeitura se responsabilize pela construção, fiscalização e permissão de uso dos comerciantes. “Com isso, a UFPE receberá as suas calçadas desimpedidas, normatizadas e acessíveis”, prevê.

Serão 118 boxes comerciais distribuídos em sete nichos

A gestão mantém, paralelamente, as tratativas com a PCR e com empresas locais para viabilizar a continuidade da construção dos demais nichos e a reformulação completa das calçadas no perímetro do Campus Recife, de modo a garantir conforto e segurança a toda a comunidade acadêmica, bem como à população circunvizinha que também utiliza as áreas físicas da UFPE.

Para realização das obras, foram realizadas reuniões (videoconferências) com a participação do reitor Alfredo Macedo Gomes, do superintendente de Infraestrutura, Carlos Falcão, da assessora técnica da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Rebeca Cavalcanti, do assessor do reitor, Everaldo Araújo, do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, e do assessor técnico da secretaria, Paulo da Mata, além de representantes da Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (Simtraci).

“É muito importante destacar que, além da participação efetiva da Prefeitura do Recife, nós também temos feito um diálogo desde o início do planejamento com o sindicato dos comerciantes informais, que tem sido um parceiro muito importante nesse processo. Temos uma nova reunião agendada, com data a ser definida ainda, para definirmos o planejamento de um segundo nicho, que ficará atrás do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)”, adianta o reitor Alfredo Gomes.

Sinfra

secretaria.sinfra@ufpe.br