UFPE participa de reunião sobre criação de escritório de parcerias com a Prefeitura do Recife

Encontro, ocorrido na última sexta-feira (29), contou com a participação dos reitores da UFPE, UFRPE, UPE e Unicap

Foto: Anderson Lima

PCR quer receber propostas inovadoras para os problemas da cidade

Aproximar a administração pública municipal das instituições de ensino e pesquisa visando otimizar o desenvolvimento de soluções urbanísticas a partir da inovação, ciência, tecnologia e extensão universitária. Esse é o objetivo do Escritório de Parcerias e Inovação, iniciativa apresentada pelo prefeito João Campos aos reitores da UFPE, UFRPE, UPE e Unicap em reunião ocorrida na última sexta-feira (29), na sede da Prefeitura do Recife.

Caberá à Prefeitura do Recife tocar as ações do Escritório, que deve ser on-line, bem como identificar problemas estruturais da cidade. Na internet, os desafios serão disponibilizados para que as instituições de ensino e pesquisa e também os estudantes possam propor soluções inovadoras. As melhores iniciativas serão reconhecidas a partir do recebimento de um prêmio a ser definido. A previsão é que o Escritório seja lançado dentro dos próximos três meses.

“A nossa ideia é poder caminhar em três pilares. Nós vamos discutir as parcerias na área da extensão para poder buscar soluções para os problemas da cidade. A outra parte é do interesse público, que são os problemas da cidade que a gente pode debater através da inovação. E, por fim, como é que a gente faz a ligação entre o conhecimento e a pesquisa da universidade com o setor produtivo da cidade do Recife”, disse o prefeito João Campos. “Só há um caminho para uma cidade como o Recife reduzir a desigualdade: é a gente gerar oportunidade. E a oportunidade vem do conhecimento. O poder público, a Prefeitura, precisa ter uma discussão sempre próxima com as universidades e agora a gente vai institucionalizar isso”, completou ele.

“É excelente a ideia de poder discutir uma pauta municipal que envolve a questão da extensão universitária, da inovação e da formulação de políticas públicas para essa área”, afirmou o reitor Alfredo Gomes, da UFPE. “É uma pauta muito bem-vinda, pois também congrega todas as universidades situadas na cidade do Recife, o que é muito bom do ponto de vista de um arranjo em resposta a esse ecossistema de inovação. Esperamos poder responder de forma muito efetiva a essa pauta e criar soluções de forma conjunta para a cidade do Recife”, completou.

Além do prefeito João Campos e do reitor Alfredo Gomes, participaram do encontro o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux; os reitores Marcelo Carneiro Leão (UFRPE), Pedro Falcão (UPE) e o padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira (Unicap).

Data da última modificação: 01/02/2021, 18:47