Notícias Notícias

Voltar

UFPE e Fiocruz vão ampliar capacidade de testagem para a Covid-19

No treinamento, os profissionais que estarão na linha de frente desses testes foram orientados sobre procedimentos para os exames

Com informações da Ascom-Fiocruz

Fruto da articulação entre a UFPE e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, um grupo de 16 profissionais das duas instituições participou, na manhã de ontem (7), de um treinamento para padronizar os protocolos da testagem e segurança biológica na identificação do novo coronavírus. Segundo o diretor de Pesquisas da Pró-Reitoria de Pesquisas e Pós-Graduação da UFPE, Pedro Carelli, a iniciativa depois será replicada a fim de aumentar o contingente de pessoas aptas a fazer a testagem. “A UFPE tem se colocado à disposição dos agentes públicos a fim de ampliar a capacidade de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Estado”, afirma Carelli.

Foto: Divulgação

Treinamento serviu para iniciar padronização da testagem

No treinamento, os profissionais que estarão na linha de frente desses testes foram orientados sobre procedimentos que vão desde o cuidado no recebimento das amostras dos pacientes até a extração do RNA do vírus e a realização da reação em cadeia da polimerase (PCR) para o diagnóstico molecular, que é o exame padrão ouro para a Covid-19. A capacitação foi realizada nos laboratórios Escola e NB3 da Fiocruz PE, e foi ministrada pelo técnico do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) Jurandy Magalhães.

Durante o treinamento, amostras de secreções das vias respiratórias (nariz e garganta) foram coletadas de todos os participantes e, em seguida, serão testadas para o coronavírus. Trata-se de um procedimento relacionado à segurança e à qualidade dos resultados, que será repetido semanalmente com os técnicos envolvidos nesse trabalho, para não haver risco de contaminação. As duas equipes darão um reforço ao trabalho que hoje é desenvolvido pelo Lacen, com foco nos testes diagnósticos dos profissionais de saúde e das forças de segurança do Estado. Os profissionais vão atuar, respectivamente, no laboratório NB3 da Fiocruz PE e no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit-SG) da UFPE.

Data da última modificação: 13/04/2020, 16:05