UFPE aprova Programa Institucional de Estágio e Política de Concessão de Bolsas para Estudantes da Graduação e Educação Básica

Documento apresenta os programas de bolsas possíveis de serem pleiteadas

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) agora conta com uma Política Institucional de Concessão de Bolsas para os Estudantes da Graduação e da Educação Básica da UFPE. A Resolução 11/2021 foi aprovada no dia 22 deste mês, por unanimidade, pelo Conselho de Administração (Consad) e já foi publicada no Boletim Oficial nº 110. O documento apresenta para a comunidade acadêmica os programas de bolsas possíveis de serem pleiteadas pelos estudantes tanto dos cursos de graduação quanto do Colégio de Aplicação (CAp).

A nova política institucional tem por objetivo a inserção do estudante no mundo do trabalho e em programas que promovam condições para produção acadêmica, científica, de inovação, de extensão e cultura, de esporte e lazer, com responsabilidade social. Essas bolsas possuem natureza distinta das bolsas implementadas através do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que tem a finalidade de promover a inclusão social através da permanência na educação superior pública.

De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), Brunna Carvalho, a grande novidade é a implantação do programa institucional de estágio. “Neste programa, os estudantes passam a ter um contrato de estágio e um supervisor, que é a pessoa do setor que vai ficar responsável pelo estagiário. Além disso, o estágio é computado no currículo do estudante, seja ele obrigatório ou não”, explica. O primeiro edital, com 125 vagas em áreas a serem divulgadas, está previsto para ser lançado em agosto.

Outra novidade que a pró-reitora destaca é que as antigas bolsas de apoio acadêmico e de desenvolvimento profissional foram reunidas no Programa de Bolsas de Iniciação à Formação Multiprofissional (ProMulti). Ela é voltada para estudantes de qualquer curso concorrerem a bolsas para realizar atividades de apoio administrativo na Universidade. A carga horária de dedicação do estudante, de acordo com edital específico de cada programa, varia de 12 a 20 horas semanais.

PROGRAMAS – A política institucional é composta por 13 programas: Programa de Bolsas de Iniciação à Formação Multiprofissional (ProMulti), Programa Institucional de Estágio (Estágio), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (Pibic-EM), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFPE (Pibid), Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP), Programa de Educação Tutorial (PET), Programa de Monitoria (Monitoria), Programa Institucional de Bolsa de Extensão e Cultura (Pibex), Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), Programa de Bolsas em Esporte e Lazer (PBEL) e Programa de Desenvolvimento Profissional em Tecnologia da Informação (PDPTI). Todas são detalhadas no documento.

Data da última modificação: 27/07/2021, 17:15