UFPE aprova concessão de título de Professor Emérito a Flávio Brayner

Professor, pesquisador, historiador, filósofo e escritor, Brayner se destaca na sua intensa produção de textos publicados em jornais de notícias e revista

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou a concessão do título de Professor Emérito ao docente do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação (CE) Flávio Brayner. O Conselho Universitário (Consuni) votou favoravelmente ao pleito em reunião extraordinária no dia 25 deste mês. Brayner, além de professor pesquisador, é historiador, filósofo e escritor. Paraibano, o professor aposentado Flávio Brayner recebeu o título de Cidadão Pernambucano, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) em 2021. Ele também recebeu, por três anos distintos, a menção honrosa no prêmio Antônio de Brito Alves, concedido pela Academia Pernambucana de Letras, e o Prêmio Nélson Chaves de Teses sobre o Norte-Nordeste do Brasil, concedido pela Fundação Joaquim Nabuco, Ministério da Cultura.

Na produção acadêmica, é autor de diversos livros na área de educação, além de artigos completos publicados em periódicos. Participou em quase uma centena de bancas de dissertação de mestrado e teses de doutorado, sendo orientador de muitas delas. Tem destaque na área de publicação de textos em jornais de notícias e revistas. Até o momento, teve 274 publicações de artigos, colunas, cartas e editoriais no Jornal do Commercio (PE)

Como pesquisador, suas linhas e projetos de pesquisa versam sobre teoria e história da educação. É membro de corpo editorial de vários periódicos nacionais e internacionais. Sua amplitude acadêmica extrapolou a esfera nacional, sendo professor convidado e responsável pelo acordo de cooperação acadêmica entre a UFPE e a Universidade Paul Valéry-Montpellier III e professor visitante da Universidade Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, na França. Dentre suas experiências profissionais, destaca-se ainda sua atuação como assessor pedagógico da Secretaria de Educação do Recife (1985-1988), assessor pedagógico da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (1986-1988), secretário adjunto de Educação do Recife (2009) e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Popular da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (2012-2014).

Flávio foi aluno do antigo Ginásio de Aplicação, hoje Colégio de Aplicação (1968-1974), da Faculdade de Arquitetura (1975) e do curso de História (1976-1979) todos da UFPE. Em 1980, ingressou no mestrado em História, na UFPE, quando pôde lecionar em instituições de Ensino Médio, tais como o Colégio Torres, o Colégio São Luís e a Escola Parque do Recife. Em 1993, realizou doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Paris V-René Descartes e, no ano 2000, seu pós-doutorado também em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII-Saint Denis.

Data da última modificação: 26/04/2022, 22:17