Notícias Notícias

Voltar

TVU celebra no sábado (22) o Dia dos Povos Indígenas com seis curtas-metragens

O programa semanal de cinema da TVU (canal 11.1) homenageia, neste mês de abril, produções fílmicas realizadas pelas comunidades indígenas

Para evocar o mês indígena, em especial o Dia dos Povos Indígenas, antes chamado de Dia do Índio, comemorado ontem (19), o Especial de Cinema apresenta neste sábado (22), às 21h, um programa especial com produções realizadas, de fato, pelos povos originários. Ao todo, nesta edição, são seis curtas-metragens. A produção Sessão de Cinema é exibida pela TVU (canal 11.1) às 21h, todo sábado.

Entre os filmes exibidos, o curta-metragem “Fôlego Vivo” é um dos que mais participam de mostras e festivais. Produção da cidade de Crato, no Ceará, traz reflexões de uma comunidade indígena do povo Kariri, localizada na Chapada do Araripe, sobre a água e o mito indígena de recriação do mundo. De acordo com a direção coletiva da Associação dos Índios Cariris do Poço Dantas, a montagem reúne depoimentos e relatos sobre a resistência histórica da comunidade indígena dos Kariris e traz o mito desenvolvimentista capitalista de controle das águas e dos corpos que habitam o Rio São Francisco.

Na lista cinematográfica deste sábado também estão: “Aldeia do Cachimbo”, “Nakua Pewerewerekae”, “Kunhangue – Universo de um Novo Mundo”, “O Mato Pataxó e a Vacina”, e “Mãos de Barro”. Este mês, o Sessão de Cinema conta com a parceria da TVE Bahia.

Data da última modificação: 20/04/2023, 15:52