Notícias Notícias

Voltar

Série “Saber de Parteira” estreia na TV Pernambuco com seis interprogramas

Com direção de Júlia Morim, seis episódios com parteiras tradicionais de Pernambuco vão ao ar em comemoração ao Dia Internacional da Parteira

“Ser parteira”, “Beleza do ofício”, “Dom e aprendizado”, “Parteiras e plantas”, “Transmissão e continuidade” e “Relação com a comunidade” são os assuntos abordados nos seis filmes que estrearam na última terça-feira (5), Dia Internacional da Parteira, na TV Pernambuco (Recife e Região Metropolitana, canal 46.1; Caruaru, canal 12.1; Petrolina, canal 13.1). Em formato de interprogramas, com duração de dois minutos cada, a campanha está sendo veiculada nos intervalos do canal e também no YouTube do Museu da Parteira. 

Com realização da produtora audiovisual Bebinho Salgado 45, incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e direção da antropóloga Júlia Morim, a série se volta para a valorização e promoção do ofício de parteira tradicional, trazendo ao público um pouco desse universo, justamente em maio, instituído como o mês de celebração dessas profissionais pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Saber de Parteira” é uma ação do Museu da Parteira. Coordenado pelos Grupo Curumim, Grupo de Pesquisa Narrativas do Nascer – ligado ao Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – e pelas Associações de Parteiras Tradicionais de Jaboatão dos Guararapes e de Caruaru, o museu configura-se principalmente como um espaço de ativismo, reflexão e articulação de novas ideias e parcerias.

Nas imagens captadas em 2019, as parteiras Prazeres, de Jaboatão dos Guararapes; Zefinha, Elisabete e Severina, de Caruaru; Dôra, Tia Ana, Juliana, Neide, Darinha, Jacira, Luzânia, Marlene, aprendizes e parteiras Pankararu dão depoimentos sobre a transmissão de saberes, o reconhecimento da comunidade, e o sentimento de satisfação em ajudar uma mulher a dar à luz.

Data da última modificação: 11/05/2020, 18:22