Seminário marca centenário do geógrafo Manuel Correia de Andrade

O evento é presencial e segue até a próxima sexta-feira (5), no Campus Recife da UFPE

Os cem anos de nascimento do geógrafo e historiador Manuel Correia de Andrade são celebrados com o Seminário Nacional “A terra e o homem: centenário de Manuel Correia de Andrade”. Promovido pela Rede de Pesquisadores Itinerários da Educação Geográfica (Repeg), em cooperação com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade de Pernambuco (UPE) e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o evento teve início, na manhã de hoje (1º), no auditório do Centro de Educação (CE) da UFPE, no Campus Recife.

“Nós sabemos do vigor e da obra do professor Manuel Correia de Andrade”, afirmou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, na cerimônia de abertura. Ele destacou a relevância do seminário, um momento para debater o pensamento do homenageado, e desejou que o evento possa “legar frutos do ponto de vista da congregação de grupos e núcleo de pesquisa para aprofundar o pensamento deste importante brasileiro”.

“Estar aqui hoje é um misto de emoções muito grande”, celebrou Manuel Correia de Andrade Neto, representando a família do homenageado. Ao lembrar o avô, ele ressaltou que o pensamento do estudioso sempre teve uma perspectiva de ação e de mudança social. “Fica aqui a minha expectativa de que essas novas gerações possam ter contato com essa obra”, disse. O neto também falou sobre sua avó Lourdes, esposa de Manuel Correia de Andrade, que esteve ao lado dele e contribuiu com o trabalho do geógrafo.

Para o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, o pensamento de Manuel Correia de Andrade tem grande importância para a ciência, a educação e o desenvolvimento social. “Que sua mensagem ecoe na nossa sociedade nesse momento”, reiterou.

A abertura do seminário contou com apresentação musical do Coro UFRPE, regido pelo maestro Ewerton Marinho. A mesa solene teve a participação do reitor Alfredo Gomes; do reitor Marcelo Carneiro Leão; do professor João Carvalho, representando a reitora da UPE; de Gilberto Freyre Neto, secretário executivo de Relações Internacionais da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco; de Albertina Malta, da Fundaj; da professora Maria Rita Machado (UFRPE), da organização do evento; do professor Gevson Silva Andrade, da UPE e Repeg; de Manuel Correia de Andrade Neto, representando a família do homenageado; do professor Valmar Corrêa, da UFRPE; e do professor Osvaldo Girão, chefe do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE.

Em participação on-line, a professora Edvânia Torres Aguiar Gomes (UFPE) proferiu o discurso panegírico, no qual relatou momentos da vida e da obra de Manuel Correia de Andrade.

O seminário é presencial e segue até a próxima sexta-feira (5), no Campus Recife da UFPE. Os eixos debatidos no evento são: A questão agrária; Planejamento Regional e Territorial; O ensino da História e da Geografia; O rural e o urbano; Produção intelectual, vida e obra de Manuel Correia de Andrade; e Meio ambiente: relações entre a terra e o homem. O evento é destinado a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais das ciências humanas em geral que se identificam com as temáticas abordadas pelo geógrafo Manuel Correia de Andrade.

As mesas-redondas ocorrem no auditório do 1º andar do Centro de Educação, e os grupos de trabalho acontecem no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). As mesas estão abertas ao público geral, contudo a certificação será emitida apenas para os inscritos. As atividades estão sendo transmitidas pelo canal do Laboratório de Geografia Humana da Univasf no YouTube

HISTÓRIA – Manuel Correia de Andrade, que foi professor da UFPE por várias décadas e recebeu o título de Professor Emérito da Universidade, figura entre um dos principais pensadores das ciências humanas do Brasil. A relevância do referido pensador é refletida também nos prêmios e títulos recebidos durante a sua vida e após o seu falecimento, dando nome a bibliotecas, cátedras, auditórios em diferentes instituições de ensino no Brasil, sendo ainda hoje objeto de estudo e pesquisa em teses e dissertações de diversas áreas do conhecimento.

@manuelcorreia.oevento
manuelcorreiaaterraeohomem@gmail.com