Revisão de literatura realizada por residente do HC é publicada em revista científica internacional

Autora é a médica Alana Diniz, com a orientação do médico Emanuel Sarinho e coorientação da médica Geórgia Lira

Uma revisão da literatura médica realizada em quatro importantes bases de dados concluiu que não existem critérios definidos para o diagnóstico de rinite alérgica em crianças pré-escolares, faixa etária que apresenta um difícil diagnóstico. Essa avaliação foi a base do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Residência em Alergia e Imunologia do Hospital das Clínicas da UFPE, realizado pela médica Alana Diniz, com a orientação do coordenador da Área Assistencial de Alergologia do HC, Emanuel Sarinho, e coorientação da médica Geórgia Lira, e que gerou o artigo “Allergic Rhinitis in Preschoolers: A Systematic Review of Diagnostics (Rinite Alérgica em Pré-escolares: Uma Revisão Sistemática de Diagnósticos)” publicado recentemente no American Journal of Rhinology & Allergy.

“A citologia nasal, a IgE sérica específica e o teste cutâneo de hipersensibilidade imediata foram os exames mais utilizados para o diagnóstico de rinite alérgica em pré-escolares, mas diante das evidências ainda não é possível propor um algoritmo diagnóstico exclusivo dessa faixa etária”, explica Alana Diniz. “São necessários estudos maiores, exclusivos para a faixa etária pré-escolar, que comparem diferentes ferramentas diagnósticas, com critérios robustos de seleção de pacientes”, analisa a médica.

Alana Diniz destaca ainda que os estudos sobre a prevalência de rinite alérgica não incluem crianças tão pequenas. “A maioria dos estudos ou não inclui pré-escolares ou os inclui em outras faixas etárias mais avançadas. Há um grande grupo de diagnósticos diferenciais nessa idade, é uma fase de desenvolvimento anatômico e imunológico, tornando a rinite uma questão complexa e variável neste grupo etário, não havendo ainda um teste confiável o suficiente para ser usado como referência”, completa.

Além de Alana Diniz, de Emanuel Sarinho e de Geórgia Lira, o artigo é assinado pela alergologista do HC Juliana Ribeiro. Para a revisão, Alana pesquisou artigos em quatro dos principais bancos de dados: Scielo, PubMed/Medline, Lilacs e Scopus.

Data da última modificação: 24/02/2023, 15:29