Notícias Notícias

Voltar

Reitor Alfredo Gomes integra nova diretoria eleita da Andifes

A nova gestão, que ficará por um ano à frente da entidade, é formada por representantes das cinco regiões brasileiras

O reitor Alfredo Gomes integra a nova diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), eleita para o mandato 2021-2022. A eleição ocorreu durante reunião remota do Conselho Pleno ocorrida no dia 30 de julho, quando também foi eleito o Conselho Fiscal da entidade. A nova diretoria foi eleita por 50 votos válidos. Participaram um total de 53 votantes, dos quais três votaram em branco e/ou nulo. 

A nova gestão, que ficará por um ano à frente da instituição, tem em sua composição reitores representantes das cinco regiões brasileiras. São eles Marcus Vinicius David (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF), presidente; Ricardo Marcelo Fonseca (Universidade Federal do Paraná - UFPR), primeiro vice-presidente; Alfredo Macedo Gomes (UFPE), suplente; Márcia Abrahão Moura (Universidade de Brasília - UnB), segunda vice-presidente; e José Geraldo Ticianeli (Universidade Federal de Roraima - UFRR), suplente.

O reitor considera a participação da UFPE na diretoria da Andifes muito importante porque serão discutidas pautas para a consolidação de um projeto de universidade pública para o Brasil. “Vamos lutar pela recomposição do orçamento deste ano e pelo orçamento de 2022. Uma pauta que está nas nossas metas é trabalhar para que as universidades consigam sair fortalecidas nessa conjuntura difícil que estamos vivendo”, destacou ele. Para Alfredo, estar participando desse processo representa um reconhecimento para a UFPE. “Também é um desafio enorme, no sentido de que vamos continuar trabalhando para consolidação de um projeto de Brasil em que as universidades públicas tenham uma participação e um lugar estratégico”, explicou, após a eleição. 

A Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de servidores técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral. É formada por dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) e 69 universidades federais, localizadas em todos os estados da federação e no Distrito Federal. 

Data da última modificação: 03/08/2021, 16:59