Regulação de redes sociais no Brasil é discutida no Giro Nordeste hoje (5)

Jornalista Leonardo Sakamoto discorre sobre a importância de educação midiática na escola e no trabalho às 20h na TVU (canal 11.1)

Nesta semana, o Giro Nordeste traz ao centro da roda de conversa o jornalista, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e presidente da organização não-governamental Repórter Brasil Leonardo Sakamoto. Análise sobre o cenário político e econômico brasileiro, regulação das redes sociais no país e o trabalho escravo contemporâneo são algumas das temáticas abordadas ao longo da entrevista. O programa é exibido pela TVU (canal 11.1) no horário das 20h, às sextas-feiras, e reapresentado às segundas-feiras, às 21h.

Quando questionado sobre redes sociais, Sakamoto, que é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), explica sobre a importância da educação midiática na escola e no trabalho. O jornalista frisa que não é censura e sim “aprender a compartilhar informação e aprender a selecionar informação, sabendo o que é verdade e o que é mentira”.

De acordo com o professor universitário, que há 10 anos pesquisa desinformação em redes sociais, “a gente tá consumindo cada vez menos informação fora da bolha, a gente tá só reconhecendo quem tá na bolha como nosso semelhante. E isso no longo prazo pode levar à fragmentação da própria sociedade. Se você não considera que uma grande parte da sociedade merece os mesmos direitos que você, então dane-se o resto da sociedade. E aí você começa a fragmentar a sociedade”. Sakamoto cita o conceito de infocalipse, que é um apocalipse informacional: “Você começa a acreditar pura e simplesmente na informação do seu grupo, ignorando que determinadas informações são válidas pra todo mundo”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão de todo o Nordeste.

Data da última modificação: 05/05/2023, 16:02