Química Industrial, Hotelaria e Letras/Bacharelado são bem avaliados pelo MEC

Alguns cursos recebem a visita in loco separadamente porque não participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)

Os cursos de graduação em Química Industrial, Hotelaria e Letras/Bacharelado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) e obtiveram, respectivamente, as notas 5, 4 e 4. A avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) leva em conta a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.

Segundo a coordenadora de Avaliação dos Cursos de Graduação da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proacad), professora Nilcema Figueiredo, alguns cursos recebem a visita in loco separadamente porque não participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “O Inep designa a visita in loco para averiguar a nota desses cursos”, explicou.

ENADE – O professor Luciano Costa Almeida, coordenador do curso de Química Industrial, explica que o curso foi avaliado em separado porque pediu, em 2014, para ser retirado do Enade, pois os assuntos da graduação eram genéricos de Química não se enquadravam no exame. “Mesmo altamente capacitados, nossos alunos estavam sendo prejudicados”, disse.

Para a renovação do reconhecimento, o MEC avaliou pontos como projeto pedagógico, corpo docente, infraestrutura e laboratórios para conceder a nota máxima. “Nosso curso é 50% a 60% experimental, então precisa ter bons laboratórios”, afirmou. Segundo ele, o novo prédio de Engenharia de Alimentos, que também abriga Química Industrial, contribuiu para o ótimo resultado.

Data da última modificação: 17/11/2017, 13:45