Quatro alunos e graduados de Letras são selecionados como assistentes brasileiros de conversação na Espanha

Iniciativa da Rede Andifes – Idiomas Sem Fronteiras (IsF) e da Embaixada da Espanha oferecia um total de cinco vagas

Estudantes de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ou graduados pela instituição ocuparam quatro das cinco vagas do edital de seleção de assistentes brasileiros de conversação na Espanha, uma iniciativa da Rede Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) – Idiomas Sem Fronteiras (IsF) e da Embaixada da Espanha. Durante oito meses, eles vão atuar no ensino de português como língua estrangeira no ensino secundário ou em escolas oficiais de idiomas de quatro comunidades autônomas da Espanha: Andaluzia, Castilla y León, Extremadura e Galicia. Os estudantes receberão auxílio mensal e seguro de saúde.

Os selecionados são Alexsaymour da Costa Batista, José Edson da Silva, Ana Elizabeth Oliveira da Silva e Izabella Larissa dos S. Santiago, todos graduados ou graduandos em Letras da UFPE. “A iniciativa aponta para o redimensionamento das políticas linguísticas na UFPE, trazendo o protagonismo institucional dentro do cenário nacional. Significa ainda que vamos expandir nosso processo de internacionalização através do investimento em iniciativas para o aprendizado de línguas estrangeiras no ambiente universitário”, afirma o diretor adjunto de Relações Internacionais, professor Madson Góis Diniz, coordenador do Núcleo de Línguas (Nucli).

“É muito importante para nós, como universidade, ter esses alunos selecionados, pois isso dá uma ideia do nível dos nossos alunos”, ressalta a professora Cristina Corral, coordenadora de Língua Espanhola do Núcleo de Línguas (Nucli), uma ação do projeto Idiomas sem Fronteiras que está ligada à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE. “O Idioma sem Fronteiras conta com professores bem engajados e formados, preparados para esses desafios”, ressalta. Ela destaca ainda que seleção foi feita entre 165 candidatos de universidades federais de todo o país e que esta será uma grande oportunidade para a formação pessoal e acadêmica dos alunos.

O programa busca aperfeiçoar a proficiência em português e em espanhol, além das competências em aspectos socioculturais, literatura, história e geografia da Espanha e do Brasil dos estudantes dos dois países; avançar na integração dos sistemas educacionais nacionais dentro das atuais tendências econômicas e geopolíticas globais; e fortalecer as relações de cooperação no campo das humanidades entre as instituições educacionais e culturais do Reino da Espanha e da República Federativa do Brasil, em especial àquelas instituições cujos docentes da área de espanhol tenham se credenciado à Rede Andifes IsF, criada em outubro do ano passado.

REDE – A Rede Andifes IsF tem como objetivo, junto às Ifes vinculadas à Andifes que aderirem à rede, por meio de chamada específica ou carta convite, propiciar: a formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização, o trabalho em rede para o desenvolvimento de políticas linguísticas no Ensino Superior brasileiro e o desenvolvimento de proficiência linguística de: estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo das Ifes credenciadas; professores de idiomas da rede pública de educação básica; e estrangeiros (em língua portuguesa), contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país.

Data da última modificação: 13/05/2020, 17:11